Fabricantes de autopeças prometem novidades na Lat.Bus

4 minutos de leitura

De olho em um mercado que deve reagir neste segundo semestre, as autopeças que atendem a indústria de chassis de ônibus e de carrocerias prometem novidades para a Lat.Bus 2024, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto no São Paulo Expo.

Com foco em sustentabilidade e descarbonização do transporte de passageiros, é grande a lista de produtos a serem lançados na mostra.

A Castertech, por exemplo, apresenta a linha-conceito N-Series Materials (foto acima), com cubo de roda e suportes fundidos desenvolvidos com nanotecnologia, em pesquisa conjunta com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e Nione.

“A tecnologia permite uma redução no peso das peças para ônibus, caminhões e implementos rodoviários, sem comprometer a resistência, resultando em menor desgaste e maior durabilidade”, informa a empresa.

A Voith, por sua vez, vai expor o sistema VEDS, Voith Electrical Drive System,  que garante um consumo energético 20% inferior quando comparado aos disponíveis atualmente no País.

No estande da Eaton, os destaques serão a nova linha de transmissões automatizadas Advantor, nas versões Advantor-6 (para micro-ônibus) e Advantor-8 (para ônibus médio), o câmbio de quatro velocidades para veículos com motorização elétrica e híbrida e a caixa manual ES(O) 9106.

Já a Jost Brasil aproveita a Lat.Bus 2024 para mostrar o primeiro produto do seu portfólio voltado ao transporte de pessoas. Trata-se da articulação de ônibus, com tecnologia exclusiva, sensoriamento e batentes mecânicos para controle de giro, amortecimento hidráulico de dois estágios e mesa giratória forjada.

No caso da Suspensys, a atração será a linha de suspensões pneumáticas dianteira e traseira direcionadas às aplicações urbanas de ônibus, micro-ônibus e caminhões leves.

Também será apresentada a e-Sys, “sistema de tração auxiliar elétrico que conta com um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, atuando na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens”, conforme comunicado da Suspensys.

O destaque no estande da Master será o LWS Master (Lining Wear Monitoring System), sensor em tempo real do desgaste da lona do freio, “que gera dados precisos para um planejamento eficiente”.

Já a Allison Transmission exibirá em seu espaço da Lat.Bus o ônibus escolar Volare com câmbio automático e a sua linha de transmissões automáticas. O primeiro veículo escolar equipado com a transmissão automática Allison foi entregue em março no estado do Ceará. Um segundo e maior lote desses ônibus começou a ser entregue em maio, no estado de Pernambuco.

O evento é organizado pela OTM Editora e conta com o apoio das principais entidades do setor, incluindo a Anfavea, a associação das montadoras.

Fonte: AutoIndústria

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

TAKAO promove treinamento sobre prevenção de vazamento de óleo em seu canal no YouTube

Próximo

Vedamotors lança produtos para potência e estética de motos Yamaha

Pular para o conteúdo