Fatores que fazem o veículo puxar para um dos lados

Frenagem desigual está entre os fatores que podem ocasionar o problema

2 minutos de leitura

O sistema de freio é fundamental para garantir a segurança não só dos ocupantes do veículo, mas também no trânsito. Por isso, motoristas precisam ter especial atenção aos sinais de problemas na hora da frenagem, como por exemplo, quando o veículo puxa para um dos lados ao frear. “Diversos fatores podem contribuir para essa situação até mesmo pneus com calibragens diferentes, o que não poderia ser classificado como defeito e sim como um descuido do motorista, mas, em alguns casos, pode ser sinal de problema nos freios”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le.

O que provoca essa situação e como resolver – Segundo Leite, diversos problemas podem levar a uma frenagem desigual entre as rodas, fazendo com que o veículo puxe para um dos lados. Entre as causas mais comuns estão o desgaste irregular ou acentuado de pastilhas e discos de freio, ajuste incorreto de lonas ou sapatas, e até mesmo vazamentos no circuito hidráulico do freio. Ligado a essa deficiência do freio em um dos lados, o excesso de carga transportada contribui para intensificar ainda mais esse desequilíbrio.

O coordenador também ressalta que a falta de alinhamento da direção e folgas nos componentes da suspensão e direção são outras possíveis causas para o volante puxar para um lado.

“A recomendação é, em qualquer sinal de anormalidade no uso, levar o veículo a um mecânico de confiança, para análise e solução do problema”, comenta.

A Fras-le conta com amplo portfólio de pastilhas, lonas e sapatas de freio para automóveis e veículos pesados, garantindo alto desempenho de frenagem, mínimos índices de ruídos ou vibrações, e alta durabilidade.

Fonte: Verso Assessoria de Imprensa

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

TEXA promove workshop de vendas para colaboradores

Próximo

Etapas do serviço e cuidados na instalação do amortecedor

Pular para o conteúdo