Alicates especiais, extratores e colocadores e torquímetro são alguns dos instrumentos essenciais para efetuar o serviço.
Composto por diversos componentes, entre eles, amortecedores, molas, braços, barra estabilizadora, pivôs, bandejas, buchas e bieletas, o sistema de suspensão é responsável por absorver os impactos do solo e assegurar o conforto e garantir a estabilidade do veículo. Por fazer parte dos itens de segurança do veículo, é fundamental que a manutenção do sistema de suspensão seja realizada com algumas ferramentas específicas para o reparo destes componentes. “É muito importante usar ferramentas adequadas na oficina, pois, além de facilitar o dia a dia e otimizar o tempo gasto com cada reparo, traz excelência na prestação do serviço”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviço da Nakata.
Silva cita como exemplo os alicates, ferramentas comuns em oficinas. “Há os convencionais, de corte, de bico que são fundamentais para sacar anéis internos ou externos, hoje a maioria dos pivôs tem anel de segurança, então a utilização de alicate acaba sendo uma atividade corriqueira”, adverte o gerente, lembrando também que o kit de chaves para remoção e aperto em porcas de haste de amortecedores também são fun damentais. “Não é recomendado usar parafusadeira pneumática”, alerta.
Segundo Silva, extratores e colocadores são outros instrumentos relevantes, usados em pivôs, buchas e terminais de direção, bem como o torquímetro, muito usado para dar aperto final em parafusos e porcas, sem estragar a peça na qual estão sendo fixados. Também é necessário o encolhedor de mola, utilizado em caso de substituição deste componente, do amortecedor ou coxim.
O cajado é outra ferramenta importante para auxiliar o mecânico na manutenção do sistema de suspensão.
Já as prensas hidráulicas são indicadas na remoção e montagem de buchas, rolamentos de cubos de rodas e para prensar pivôs de embutir na bandeja. “Esses processos se tornam mais rápidos e seguros”, diz.
Silva recomenda também guardar as ferramentas em local específico, como um painel, por exemplo. “Permite que fiquem visíveis, organizadas e com fácil acesso”, finaliza.
Esta e outras dicas de manutenção podem ser acessadas no blog da Nakata (https://blog.nakata.com.br/ferramentas-para-manutencao-da-suspensao/).
Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e com promisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.
Ferramentas adequadas para utilizar no serviço de manutenção do sistema de suspensão
Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.