Ferrugem em Discos de Freio: como surge e como afeta o funcionamento

Com o tempo, as áreas enferrujadas aumentam e podem alterar as propriedades mecânicas do disco de freio

3 minutos de leitura

O disco, parte essencial do sistema de freio, trabalha em conjunto com a pastilha para gerar atrito. Esse atrito é convertido em energia cinética e, em seguida, transformado em calor, resultando na desaceleração ou parada das rodas.

Isso acontece quando a pastilha é pressionada contra o disco. Por fazer parte dos itens de segurança do veículo, motoristas devem fazer avaliação periódica nos discos de freio, bem como nos outros componentes do sistema de freio.

O que provoca a ferrugem do disco de freio – “Fabricado em metal, geralmente, ferro fundido ou aço e instalado no cubo da roda, é importante observar se os discos de freio estão enferrujados, problema bem comum nos veículos, já que várias situações podem levar à oxidação, como chuva, umidade e até mesmo a lavagem”, orienta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.

Problemas provocados pela ferrugem – Segundo Leite, a oxidação faz com que surjam pequenos pontos, resultando, com o tempo, em áreas enferrujadas cada vez maiores, que cobrem a superfície do metal e, consequentemente, alteram as propriedades mecânicas do disco de freio. “Apesar de o próprio atrito do disco com a pastilha ir retirando a placa de ferrugem quando o freio é acionado, não ocasionando sérios problemas mecânicos, é importante que motoristas fiquem atentos alguns indícios que podem apontar que chegou o momento para a troca dos discos de freio”, ressalta.

Sinais de discos de freio danificados – Leite explica que há alguns indícios que podem indicar o momento de substituição dos discos de freio. “Trepidação ao acionar o freio pode apontar disco empenado e, portanto, perda de eficiência na frenagem”, afirma.

Segundo o coordenador, é importante também observar retardo no processo de frenagem, pois a peça pode estar com desgaste acentuado, impedindo o contato adequado das pastilhas.

A recomendação, mesmo que não haja sinais de anormalidade, é fazer a checagem completa de todos os itens do sistema de freio, após 40 mil km rodados.

Esta e outras discas de manutenção podem ser acessadas no Blog Fremax no link: https://blog.fremax.com/disco-de-freio-enferrujado/.

Fonte: Verso Assessoria de Imprensa

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Diferentes modelos de transmissão e como evitar problemas em seus componentes

Próximo

Litens avança no mercado de reposição no Brasil com produtos patenteados

Pular para o conteúdo