Fiat Strada ganha mais performance com motor turbo flex, novo design, versão Ultra e edição limitada em sua linha 2024

Em comemoração aos 25 anos de mercado da picape, Fiat lança a Edizione 25, uma edição com apenas 1.025 exemplares

13 minutos de leitura

O mercado de picapes pode ser divido em dois: antes e depois do lançamento da Fiat Strada. Afinal, não há como negar que o modelo foi responsável por revolucionar o segmento. E não é para menos, já que sempre trouxe inovações para a categoria e ainda se consolida como a única picape a chegar no topo do mercado brasileiro, sendo o carro mais vendido do país no acumulado do ano. Para continuar com essa trajetória de sucesso, o modelo chega com novidades para lá de especiais com direito a mais performance com novo motor turbo flex, mudanças no design, nova versão para deixar a gama ainda mais completa e até mesmo uma edição limitada comemorativa muito especial.

Tudo começou em outubro de 1998, quando a Strada chegou ao mercado brasileiro. Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim, a picape teve diversos marcos de ineditismo ao longo de sua vida, como quando passou a ter cabine estendida em 1999, cabine dupla em 2009 ou terceira porta em 2013. Recentemente, em 2020, passou por uma grande mudança, quando ficou ainda mais robusta, ganhou novo visual e adquiriu novas funcionalidades. Já no ano seguinte, ela inovou mais uma vez, sendo a primeira do seu segmento a receber o câmbio automático do tipo CVT.  O sucesso tem sido tanto que, recentemente, a Fiat comemorou o marco de 400 mil unidades produzidas do modelo desde que foi reestilizado.

Com a Strada e a Toro, a Fiat conta com as duas picapes mais vendidas do Brasil. Aliás, é impossível falar da categoria, sem citar a Fiat. A marca é a número um no segmento, com participação de 43% no acumulado do ano. Além disso, a Strada se consolida como o veículo mais vendido do Brasil em 2023, feito que também conquistou em 2021 e 2022. Os números falam por si: somente neste ano, já foram comercializadas quase 61 mil unidades dessa picape. Mais do que isso, o sucesso da picape se estende além das fronteiras nacionais. Exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina, a Strada ainda é um dos veículos mais vendidos da América Latina

“A Fiat Strada é mais do que uma picape, é uma verdadeira revolução no mercado automotivo. Há alguns anos era improvável pensar que uma picape chagaria ao topo do mercado brasileiro, algo que só a Strada fez. Mais do que isso: ela é a prova viva que time que está ganhando se mexe sim. Ao longo da sua história, ela não parou de evoluir e, em 2023, quando completa 25 anos, não poderia ser diferente. Além de estar mais potente com um novo motor, ter ganhado mais funcionalidades e até uma nova versão, também trazemos uma edição comemorativa de aniversário, afinal, completar tanto tempo de mercado e ainda se manter tão relevante e no topo do ranking, não é para qualquer um”, celebra Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

Muito mais performance

A performance da Strada que já era boa, ficou ainda melhor. A picape ganhou mais potência e torque graças ao motor Turbo 200 Flex. E não para por aí: com o novo motor, a Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo. 

O propulsor, que estreou no Pulse, faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis. O Turbo 200 Flex conta com maior performance e mais eficiência, graças ao uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Ele traz turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa. Além disso, conta com o MultiAir III, uma tecnologia exclusiva da Stellantis, dotada de um sistema eletro-hidráulico para fazer um controle flexível das válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões.

Com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm, o propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os concorrentes. A Fiat Strada equipada com o novo motor turbo flex passa a contar com o botão Sport no volante. Com seu acionamento, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal acelerador. A nova motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).

Como se não bastasse, também há novidades no powertrain da Fiat Strada para a versão Endurance, que passa contar com o motor 1.3 Firefly, propulsor que já é conhecido por sua robustez e eficiência. Com nota A de consumo pelo Inmetro, ele é um dos mais eficientes e econômicos do segmento e faz até 14,2 Km/l na estrada. Além disso, são 107 cv de potência e 134 Nm de torque com etanol e 98 cv e 129 Nm quando abastecido com gasolina. O motor é combinado com câmbio manual de cinco marchas.

Mais design, tecnologia e conforto

A versão Ultra, já conhecida na gama da Toro, chega como novidade para completar a família Strada. Com mais esportividade, ela entra no topo da linha do modelo, junto com a Ranch, que também traz novidades. A Ultra se destaca pela sua exclusividade. A arrojada grade possui friso vermelho, o que traz ainda mais diferenciação ao visual do modelo. Por dentro, os bancos dianteiros levam a escrita com nome da versão bordada em vermelho.

A Strada em sua nova linha 2024 ainda traz mudanças no design. O modelo traz externamente nas versões Ultra e Ranch dianteira com nova grade frontal, novo para-choque integrado, novos faróis de neblina em LED e novo skidplate, que conferem um visual muito mais robusto e agressivo. Em ambas as versões a grade traz também o distintivo da Fiat. Além disso, a Fiat Strada nas versões Ultra e Ranch ganha uma dose extra de conforto com novos bancos de couro e novos painéis de porta com detalhes em couro. Para completar, traz nova rodas na Ultra, Ranch e Freedom. Por dentro, ganha novo volante com Fiat Script em todas as versões e botão Sport integrado (esse último apenas nas versões com motor turbo flex), além de novos painéis de porta com detalhes em couro.

Vale dizer que a Fiat Strada é equipada com recursos como controle eletrônico de estabilidade, que corrige automaticamente as saídas dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. Ainda há TC+ (Traction Control PLus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores. A picape também conta com sistema multimídia UCONNECT 7, que oferece conectividade avançada com Wireless Android Auto e Apple CarPlay. Para completar, conta traz ar-condicionado digital automático e um prático carregador sem fio.

Outros destaques da picape líder do mercado brasileiro são sua impressionante capacidade de carga, ideal tanto para quem utiliza o veículo para trabalho quanto para lazer. As opções de cabine plus carregam até 720 kg e 1.354 litros. Já as de cabine dupla oferecem 650 kg e 844 litros. A capacidade de reboque é de 400 kg. Uma das suas melhores funcionalidades também está na modularidade, já que contém quatro ganchos inferiores e seis superiores de fixação na caçamba, o que garante ainda mais segurança no transporte de cargas. Vale ainda mencionar a sua altura mínima do solo entre 185 mm e 214 mm (variando de acordo com a versão) e seus ângulos de entrada e saída, com 23 graus e 29 graus, respectivamente.

A Fiat Strada em sua linha 2024 segue contando com diversos acessórios Mopar para equipar a picape. Como destaque, estão itens que garantem mais versatilidade e funcionalidade à caçamba, como a Fiat Box, o extensor com três funções (rampa, extensor e organizador) e o organizador.

Edizione 25

Atingir 25 anos de presença no mercado é uma conquista notável para qualquer veículo, especialmente em um segmento que está cada vez mais competitivo. Por isso, para celebrar em grande estilo, a Fiat apresenta uma edição especial em comemoração ao ano de aniversário de 2,5 décadas dessa icônica picape. Exclusiva, a Edizione 25 possui apenas 1.025 unidades disponíveis.

Com todos os recursos da versão Ultra, a série limitada Edizione 25 traz um visual único. Está disponível na cor Cinza Strato com teto em preto, o que confere um visual marcante e diferenciado. Um adesivo lateral da série é colocado próximo à lanterna traseira, agregando um toque especial ao design. Para complementar o estilo sofisticado, os retrovisores vêm com capa em preto brilhante, enquanto as rodas são destacadas por uma pintura escurecida, conferindo uma aparência esportiva e exclusiva ao veículo.

No interior desta edição especial, os bancos dianteiros são detalhados com o bordado Ultra em vermelho, proporcionando um toque de estilo e exclusividade. Além disso, um badge interno numerado de 0001 a 1.025 é colocado abaixo da multimídia, destacando a edição com um número único. Para deixar o visual ainda mais arrojado, as soleiras são personalizadas com a descrição da série. Além disso, conta com acessórios exclusivos da Mopar para aprimorar ainda mais a série limitada. Os itens incluem pedaleiras esportivas, Fiat Box (uma caixa organizadora prática e funcional) e para-barros, que oferecem proteção e estilo adicional ao veículo.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Texaco e Ipiranga apresentam soluções em feira do agronegócio

Próximo

Número de pessoas usuárias de bikes compartilhadas mais que dobrou na América Latina

Pular para o conteúdo