Fortbras aprimora gestão de estoques e eficiência operacional com sistema intercâmbio eletrônico de dados

4 minutos de leitura

Com uma rede de mais de 250 lojas distribuídas em mais de 170 cidades de 20 estados, a Fortbras é líder no mercado de reposição automotiva do Brasil. Em busca de constante melhoria e satisfação do cliente, a empresa adotou a inovadora Plataforma SWPaaS da Sawluz. Esta plataforma facilita a comunicação com fornecedores, tornando-a mais rápida, acessível e gerenciável, o que resulta em transparência e agilidade nos negócios, além de garantir segurança e rastreabilidade no sistema de pedidos.

A SWPaaS, o mais avançado sistema de EDI do mercado brasileiro, elevou a cooperação da Fortbras com seus fornecedores, fortalecendo sua presença nos mercados em que atua. A empresa opera em varejo, atacado e e-commerce com um amplo portfólio que inclui autopeças elétricas e mecânicas, pneus, lubrificantes e motopeças.

Lucimario Campos, Gerente de Sistemas e Aplicações da Fortbras, destaca a importância da plataforma para agilizar a comunicação e reduzir o uso de e-mail, o que minimiza falhas e garante uma entrega mais eficaz e rastreável.

Os primeiros resultados já mostram impactos positivos, com redução no tempo de entrega e no volume de estoques, além de fortalecer a relação com fornecedores e minimizar erros em pedidos manuais. “Isso nos permitiu alcançar um processo de abastecimento mais uniforme em todas as lojas, aumentando a satisfação dos clientes finais”, completa Lucimario.

A SWPaaS é uma plataforma escalonável, segura e disponível na nuvem AWS, com recursos como WEB EDI para gestão da cadeia de suprimentos, sistema de alertas, gerenciamento de intercâmbios e rastreabilidade, e APIs para integração com diversos ERPs. Werter Padilha, CEO da Sawluz, ressalta a escalabilidade da plataforma, que pode ser customizada para atender necessidades específicas, facilitando a implementação e integração, o que a torna uma ferramenta essencial para estratégias de diferenciação e vantagem competitiva no setor automotivo.

O que é um EDI

EDI, ou Intercâmbio Eletrônico de Dados, é uma tecnologia que permite a troca de documentos comerciais e transacionais entre sistemas de diferentes organizações de maneira padronizada e automatizada. Este sistema substitui os métodos tradicionais de comunicação, como correio, fax e e-mail, por uma forma mais eficiente e menos propensa a erros.

O EDI é amplamente utilizado em diversos setores da indústria para facilitar transações como pedidos de compra, notas fiscais, avisos de remessa, e muitos outros documentos comerciais. Ele permite que as informações sejam transmitidas instantaneamente e processadas automaticamente pelos sistemas de recebimento, o que pode resultar em uma cadeia de suprimentos mais ágil e eficaz, reduzir custos operacionais e melhorar a precisão dos dados.

Empresas que adotam o EDI podem melhorar significativamente suas relações comerciais, otimizar a gestão de estoques e acelerar os ciclos de pedidos e pagamentos, contribuindo para uma operação mais enxuta e competitiva.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Problemas no servo freio que afetam o desempenho da frenagem

Próximo

ANFAPE organiza Encontro de Negócios do Setor Independente de Autopeças na AUTOPAR 2024

Pular para o conteúdo