Foton define estratégia comercial em conjunto com rede de concessionárias para lançamentos de novos caminhões no Brasil

//
6 minutos de leitura
  • Inovador modelo de gestão permite que concessionários participem das tomadas de decisões da empresa
  • Fábrica e associação (ABRAFOTON) definiram estratégia para lançamentos e nacionalização de novos produtos em 2022
  • Mercado aquecido, produtos modernos e inovadores e novo modelo de negócio, vem despertando interesse de grandes grupos em se tornarem parceiros de negócios com concessionárias Foton

A Foton vem quebrando paradigmas no mercado nacional ao estabelecer amplo e inédito diálogo com sua rede de concessionárias a ponto de decisões sobre nacionalização de produtos e introdução de novos modelos serem tomadas conjuntamente, de maneira democrática. Os concessionários, representados pela ABRAFOTON  – Associação Brasileira dos Concessionários Foton Caminhões, discutem com executivos da empresa (brasileiros e chineses) cada passo estratégico que a montadora vai dar no País.

Em função da expansão da rede, muitas das quais oriundas de representações de tradicional empresa do setor de caminhões que recentemente deixou o Brasil, e expertise desses grupos econômicos com produtos fortes em segmentos como leves, médios e semipesados, montadora e concessionárias decidiram conjuntamente que o mercado brasileiro está suficientemente maduro para a introdução de caminhões  da Família Auman, veículos semipesados com versões entre 17 e 25 toneladas com grande sucesso de vendas na China e demais países do Oriente. Esses novos modelos começarão a ser comercializados no Brasil no início de 2022.

Seguindo a mesma estratégia estabelecida para os veículos leves e médios da Família Aumark, de 6, 9 e 11 toneladas, a ideia é começar importando esses modelos para, em seguida, produzi-los no País. “Nosso objetivo principal é sempre a nacionalização, pois assim nos livramos de fatores imprevisíveis como variação cambial e problemas logísticos”, comenta Ricardo Mendonça de Barros, diretor de vendas e de desenvolvimento de concessionárias da Foton.

Atualmente a Foton produz no Brasil, em parceria com a Gefco, em Guaíba, RS, os caminhões leves Aumark de 3,5 toneladas. A empresa lançou no final do ano passado os novos modelos de 6, 9 e 11 toneladas da família Citytruck, cujo estudo para nacionalização já está em andamento. De acordo com Mendonça de Barros, “a partir do ano que vem a empresa aumentará a produção de caminhões no Brasil e passará a montar aqui os modelos que, por enquanto, estão sendo importados”.

Com o aquecimento das vendas de caminhões no País neste ano, com expansão de cerca de 35% em comparação com o ano passado em modelos leves e médios, Mendonça de Barros estima que a Foton, que agora conta com uma rede de concessionárias tradicional nos segmentos alvo da empresa e com maior capilaridade, vai se beneficiar com crescimento de mais de 100% em comparação com o ano passado. “Esse aquecimento de vendas beneficiará particularmente a Foton,  pois bem mais rápido do que imaginávamos, vamos acelerar a nacionalização de diversos modelos, uma vez que já contamos com volume que justifique essa decisão”.

Atualmente a ABRAFOTON  conta com 37 concessionárias, distribuídas por todo o País. De acordo com Mendonça de Barros diversas negociações com outros importantes grupos de revendas estão avançadas e a expectativa é encerrar este ano com 46 casas. “A Foton está em seu melhor momento no País. Estamos com produtos modernos e renovados, uma rede de concessionárias altamente profissional e motivada com nosso inovador modelo de negócio, que é participativo e não impositivo. Além disso, o mercado aponta para um crescimento sustentável ao longo de toda essa década, pois o País tem necessidade de renovação e ampliação de frota”, finaliza o executivo.

Sobre a FOTON

A Foton Caminhões, presente no Brasil desde 2010, é responsável pela produção, importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País. Além disso, responde pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços de pós-venda, incluindo as revisões e manutenções.

Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, possui joint-ventures firmadas com companhias importantes, como a Cummins, ZF e a Daimler, sendo apontada como uma das maiores e mais valiosas companhias chinesas.

Atualmente a Foton vende cerca de 600 mil veículos por ano globalmente, 90% deste volume de veículos comerciais, com exportações para mais de 100 países e um volume que passa das 60 mil unidades. No mundo a empresa conta com 40 mil colaboradores, duas mil concessionárias e, no ano passado, o faturamento foi de US$ 7,5 bilhões. A filial brasileira é a quinta unidade industrial da Foton fora da China. A marca já conta com fábricas na Tailândia, Vietnã, Quênia e Argélia em construção.

Para mais informações, acesse: www.fotonmotors.com.br

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

MTE-Thomson indica em suas embalagens aplicação de norma ABNT

Próximo

Impacto da Covid nos distribuidores independentes europeus

Pular para o conteúdo