- Objetivo da empresa é dobrar o número de concessionárias no Brasil neste ano
- Mauricio Santana chega para garantir excelência nas vendas e pós-vendas da Foton no País
A Foton está engajada em aumentar em 100% seu número de concessionárias no Brasil até o final deste ano.
A montadora fechou 2024 com 40 revendas no País e sua meta é finalizar este ano com pelo menos 80 concessionárias em todas as regiões do território nacional.
Para comandar essa nova fase de expansão da rede, a Foton tem um novo Diretor Nacional de Vendas e Pós-Vendas: Mauricio Santana, que vem de uma sólida carreira na indústria automotiva.
Com passagens por cargos de liderança em empresas como Ford Motor Company e Osten Group BYD, Santana possui ampla experiência nas áreas de Vendas, Pós-Vendas, Produto, Marketing, Pricing, Customer Service (CS), Customer Experience (CX), Supply Chain, Expansão Comercial e Novos Negócios.
“A Foton está presente em mais de 130 países e, hoje, tem o Brasil como um de seus mercados prioritários”, diz Santana. “Estamos trazendo para o País os veículos mais avançados e tecnológicos. Uma das minhas principais responsabilidades é assegurar que a marca continue a oferecer serviços de excelência em vendas e pós-vendas para os nossos clientes. Contamos com o apoio de concessionárias estrategicamente posicionadas, com infraestrutura completa e equipes altamente capacitadas”.
A Foton comercializa atualmente no Brasil o caminhão semileve Aumark 315 (que pode ser conduzido por pessoas com carteira de habilitação categoria B), os caminhões leves Aumark S 715 e S 916, o médio S 1217 e o semileve 100% elétrico iBlue. Neste primeiro semestre de 2025, a empresa lançará no País a picape Tunland e o caminhão semipesado Auman 17T.
De acordo com Santana, “são veículos que oferecem robustez, eficiência, baixo custo de manutenção e alta tecnologia, com itens como sistema de detecção de ponto cego e monitoramento de fadiga, sinal sonoro de marcha à ré e sistema de monitoramento da pressão dos pneus”.
Além disso, os veículos da Foton trazem componentes de marcas que possuem a total confiança dos transportadores brasileiros, como motor Cummins e transmissão ZF.
“Esse compromisso com qualidade e inovação tem nos levado a um crescimento impressionante no Brasil”, avalia Santana. “De 2023 para 2024, fomos a marca de caminhões que mais cresceu em termos percentuais no mercado brasileiro, mais do que dobrando nosso volume de emplacamentos. Com a expansão da nossa rede de concessionárias e novos produtos, iremos consolidar e certamente acelerar essa evolução em 2025”.
Foco em pós-vendas
Para garantir um abastecimento eficiente e constante de suas concessionárias, a Foton possui um centro de distribuição na cidade de Itajaí, Santa Catarina, de onde partem as peças de reposição para as revendas da marca. O centro de distribuição tem mais de sete mil itens disponíveis para o mercado de reposição.
A empresa também investe continuamente na qualificação das equipes das concessionárias.
Em 2024, por exemplo, a Foton fechou parceria com o SENAI para aprimorar o conhecimento técnico das equipes de oficina das suas revendas, para que elas ofereçam diagnósticos cada vez mais rápidos e intervenções mais eficazes nos veículos.
Utilizando a infraestrutura de alta qualidade do SENAI Ipiranga, em São Paulo (SP), bem como o conhecimento de seu corpo docente, a empresa conseguiu replicar e transferir a expertise dos profissionais do departamento técnico da matriz chinesa, garantindo assim os elevados padrões de excelência nos serviços de pós-vendas da montadora.
“Em 2025, continuaremos investindo na evolução da infraestrutura e dos serviços da nossa rede de concessionárias. Temos muitos planos para o Brasil, inclusive com muitas novidades que serão apresentadas em breve”, finaliza Santana.