Em Chapecó (SC), franquia da Rech, a maior rede de peças para máquinas agrícolas e pesadas do país, completa dois anos de operação e passa de 280 para mais de dois mil clientes em 99 municípios do oeste e extremo oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. Desde a inauguração da unidade franqueada, a loja quadruplicou o faturamento.
Antes de abrir uma franquia da Rech, o empresário Cleber Luiz Gauze trabalhou durante 14 anos em um grupo que fazia a distribuição de peças para máquinas pesadas. Com vasta experiência de 25 anos no setor, resolveu empreender e abrir a sua própria loja. Gauze lembra que o processo nem sempre foi fácil. A dificuldade para conseguir as diversas peças solicitadas pelos seus clientes e a demora da entrega pelos fornecedores muitas vezes acabava atrapalhando o negócio. Foi quando resolveu fazer uma parceria com a Rech e transformar a sua loja de 600 m2 localizada no oeste catarinense em uma unidade franqueada da rede.
“Resolvi me tornar um franqueado por estratégia de comercialização. Eu já comprava da rede para revender na minha antiga loja e sabia da grande oferta de produtos e também da agilidade na entrega feita pela Rech, já que possui estoque e disponibilidade de todos os itens em diversas regiões do país. Com a marca, eu só fortaleci o meu negócio durante os últimos dois anos”, afirma
Hoje, o empresário revende peças para máquinas da linha amarela, mas está expandindo a operação para revender todo o portfólio da Rech com mais de 55 mil peças que abrange também itens para máquinas agrícolas, já que a região que atua tem grande importância na produção agrícola do país. Para atender a nova demanda do seu entorno, o empresário está abrindo novas posições para a área comercial. “Estamos buscando profissionais que tenham experiência na revenda de peças na área agrícola para compor o nosso quadro de funcionários”.
Mesmo durante período crítico da pandemia e diante de um cenário mundial de alta demanda e falta de peças, as unidades da Rech não interromperam as suas atividades e conseguiram disponibilizar todo o seu portfólio para que seus clientes fizessem a manutenção necessária em seus equipamentos. Nos últimos dois anos, a rede também dobrou o número de lojas. Atualmente, a companhia já conta com 51 unidades e até o fim do ano estima chegar a 81 lojas entre próprias e franqueadas espalhadas pelas cinco regiões do território nacional.
Além das lojas físicas, a rede também comercializa as peças para máquinas pesadas e agrícolas através do e-commerce e pelo canal de vendas remota, em uma plataforma omnicanal integrada. Isso quer dizer que o cliente escolhe a melhor forma de comprar e receber o seu produto.