A Fras-le, pioneira no desenvolvimento de materiais de fricção, apresenta um novo conceito de lonas de freio para carretas semirreboques, com a nova formulação AF/730, trazendo, entre outros benefícios, maior durabilidade, maior eficiência de frenagem, menor índice de ruídos, melhor dissipação térmica, além da redução de custos na operação.
Fabricadas com material premium, livre de metais pesados, as novas lonas AF/730 proporcionam estabilidade e aumentam eficiência de frenagem, preservando o tambor de freio.
“As lonas AF/730 garantem não só ganhos de até 2 meses entre paradas para trocas, mas também prolongam a durabilidade do tambor de freio”, comenta Robson Andriel Lipniarski, consultor de Marketing de Produto da Fras-le linha comercial. Com isto, há melhor relação quilômetro/rodado, já que o aumento da vida útil destas lonas pode chegar à até 35%, comparando com outras lonas do portfólio, dependendo das condições de uso.
Inovadora, a nova formulação das lonas Fras-le também eleva a durabilidade dos tambores de freio, reduzindo assim o custo de manutenção. “Também contribui para o aumento da vida útil de todo o sistema de freio”, revela Lipniarski.
Outra questão fundamental é aumento da segurança no trânsito já que a nova formulação AF/730 possui uma performance superior, reduzindo a distância percorrida pelo veículo desde o acionamento dos freios até a parada total. Segundo o consultor, testes em condições reais comprovaram que, quando em alta temperatura, esta nova lona AF/730, permite a parada em uma distância de apenas 52 metros e à temperatura ambiente essa distância é de 48,3 metros, índices que representam um desempenho 35% e 47% respectivamente, melhores que os limite estipulados pela legislação. Os valores obtidos se referem à teste em semirreboque com 3 eixos (25,7 ton) acoplado em um cavalo mecânico 6×2 (22,9 ton) à uma veloci dade inicial de 60 km/h, reduzindo através da frenagem até a parada total do veículo.
A Fras-le inova constantemente em seus produtos, bem como nas matérias-prima, pois conta com avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento que reúne laboratórios químico, físico e piloto, responsável por buscar novas soluções em freios. Possui também variadas opções de pistas para testes no CTR – Centro Tecnológico Randon, onde os produtos são avaliados e homologados antes de ser disponibilizados ao mercado.
Fonte: Verso Comunicação