Frasle Mobility apresenta inovações alinhadas à economia verde em simpósio da SAE Brasil

3 minutos de leitura

A Frasle Mobility é patrocinadora do 17º Simpósio de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade promovido pela SAE Brasil, que ocorre nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo (SP). Pela primeira vez, a companhia participa do encontro que é referência para a apresentação de novas tecnologias que atendam ao futuro da mobilidade brasileira.

Nos debates que envolvem estratégias e inovações da cadeia de materiais automotivos, sustentabilidade e transição energética serão temas-destaque do Simpósio. Nesse contexto, a Frasle Mobility mostra como investe na inovação sustentável com soluções alinhadas ao conceito de ‘economia verde’.

Um dos destaques do portfólio da companhia no evento é a linha Composs, com tecnologia de materiais compósitos estruturais, constituídos a partir da combinação de matérias-primas que resultam em produtos mais leves, com melhor desempenho e durabilidade quando comparados com soluções tradicionais construídas em aço ou alumínio. A tecnologia já é utilizada em suportes de para-lamas e lanternas desenvolvidos para veículos comerciais.

Outra solução sustentável é a tecnologia Copper Free, com desenvolvimento de pastilhas de freio livres de cobre. Desde 2017, a companhia estuda a aplicação de novas matérias-primas e combinações que pudessem compensar a retirada do metal das formulações de fricção. A iniciativa objetivou, em um primeiro momento, atender a exigências do mercado norte-americano, que vai restringir a utilização de cobre em componentes automotivos a partir do ano que vem. Considerando os ganhos ambientais e de desempenho, a linha de pastilhas comerciais GreenTech Copper Free já vem sendo requisitada por clientes OEM na Europa e China, e, futuramente, deve chegar também ao mercado brasileiro.

A companhia exibe, ainda, a tecnologia Maxcoating, da Fremax, aplicada em discos de freio revestidos com pintura que contém nanotecnologia exclusiva com alta resistência à corrosão, o que pode dobrar a vida útil da peça.

A descarbonização também é foco da Frasle Mobility, que apresenta modelo de sapata ferroviária com redução de 43% nas emissões de gases, utilizando matérias-primas menos carbono-intensivas.

Contribuindo com o debate sobre sustentabilidade no segmento, o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Frasle Mobility, Diego Masotti, conduz o painel ‘Jornada de Compósitos Estruturais na Indústria Automotiva: Inovação e Sustentabilidade’ no segundo dia do evento.

Mais informações sobre o 17º Simpósio de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade da SAE Brasil podem ser obtidas em https://saebrasil.org.br/eventos/17o-simposio-sae-brasil-de-novos-materiais-e-aplicacoes-na-mobilidade-secao-sao-paulo/

Fonte: ANK

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

BorgWarner apresenta inovações em Tecnologias de Transporte Limpo na Lat.Bus & Transpúblico 2024

Próximo

Vendas de veículos eletrificados em 2024 já ultrapassam o total de 2023