Função da mola de suspensão e as implicações quando a sua vida útil chega ao fim

4 minutos de leitura

Componente absorve impactos que a suspensão sofre e controla a altura do carro.

Não há desconforto maior para motoristas e ocupantes de um veículo do que os sucessivos solavancos causados pelo mau estado do sistema de suspensão. Sujeito a impactos provenientes das irregularidades dos diferentes tipos de solo, esse sistema, composto por diferentes elementos flexíveis, é o responsável pelo conforto, estabilidade e segurança no carro. Portanto, a sua manutenção é tão importante. Motoristas e mecânicos devem ficar atentos aos sinais de desgaste dos componentes que fazem parte da suspensão, além de seguir as orientações dos fabricantes quanto ao tempo de troca.

Das peças que formam o sistema de suspensão, as molas ocupam um papel de destaque já que são as responsáveis pela absorção dos impactos que o sistema sofre ao longo do uso. “A mola se contrai e distende de acordo com o movimento do veículo, sustentando-o de forma a não pressionar a suspensão de maneira errada ao longo desse processo”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

As molas são fabricadas em três diferentes formas: helicoidais, mais compactas e leves; de flexão, usadas em veículos de carga e, de torção, usadas em picapes.

Mesmo projetadas para suportar cargas pesadas e impactos, as molas de suspensão sofrem fadiga com o tempo e, por isso, existe a necessidade da manutenção preventiva para que a altura do carro não seja afetada.

A Nakata, líder em componentes para o sistema de suspensão no mercado de reposição, acaba de lançar linha completa de molas para mais de 80 modelos de veículos nacionais e importados, como Toyota Hillux, Fiat Toro ou Volkswagen Passat. Com o lançamento, a marca completa o portfólio de itens para suspensão.

As molas Nakata atendem as seguintes marcas: BMW, Dodge, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Jac Motors, Jeep, Kia Motors, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Peugeot, Renault, SsangYong, Toyota, Volkswagen e Volvo.

As molas de suspensão Nakata são desenvolvidas com materiais  resistentes, suportando diferentes cargas e impactos.

Para conferir outros lançamentos da Nakata, basta acessar o catálogo eletrônico: https://www.catalogonakata.com.br/.

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direçã o, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco, e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Ford encerra as operações de manufatura no Brasil e atende clientes com nova linha de produtos

Próximo

ZF Aftermarket expande aplicações das embreagens SACHS

Pular para o conteúdo