Função das molas no sistema de suspensão do veículo

3 minutos de leitura

Itens essenciais no sistema de suspensão, molas e amortecedores ajudam auxiliam a manter a dirigibilidade do veículo, o conforto e a segurança dos ocupantes do veículo. Por isso, devem ter especial atenção do motorista na hora da manutenção.

A mola tem como função absorver os impactos causados pelas irregularidades das vias, suportar o peso do veículo, e manter a altura do veículo em relação ao solo. Analisando o sistema de suspensão, as molas são os componentes que estão trabalhando 24 horas por dia, mesmo quando o veículo não está sendo utilizado, por isso, deve estar sempre em perfeitas de condições de uso. “O sistema de suspensão, composto por diversos componentes, entre eles, molas, amortecedores, barras estabilizadora, pivô e bandeja de suspensão, é fundamental não só por manter a dirigibilidade do veículo, mas também para auxiliar na segurança e conforto d os ocupantes do veículo”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, explicando a importância do conjunto de componentes para rodar com o veículo com mais tranquilidade.

Molas e amortecedores trabalham em conjunto. Ele explica que as molas absorvem os impactos sofridos pelas rodas e os amortecedores seguram a sua distensão severa, evitando oscilações no automóvel.

Segundo Silva, sem as molas e os amortecedores, o desconforto seria grande, principalmente, ao passar por buracos e lombadas. Também há a questão da durabilidade de diversos itens do veículo, que reduziria com os fortes impactos sofridos. “No veículo, os solavancos podem vir a ocasionar até trincas na estrutura”, ressalta o gerente, acrescentando que a vibração também pode provocar ruídos provenientes do painel do automóvel.

A verificação periódica das molas junto com os demais componentes do sistema de suspensão, sempre que o veículo passar por uma revisão a cada 6 meses ou 10 mil km por exemplo ou de acordo com o plano de revisão da montadora. Analisando se as molas apresentam batidas entre elos, ferrugem, trincas, quebras ou se o veículo apresenta frente ou traseira mais baixa em relação ao solo. Uma mola danificada pode danificar os demais componentes do sistema da suspensão, podendo danificar sensores e flexíveis do sistema de freio e principalmente danificar um pneu. Podendo provocar um acidente. A manutenção preventiva é a melhor solução para quem quer evitar paradas inesperadas e acid entes.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Mercedes-Benz e Marcopolo exportam 102 ônibus para o Uruguai

Próximo

Aumento da oferta de sensores da temperatura do gás de escape

Pular para o conteúdo