Funções de direção automatizadas: ZF fecha contrato para fornecimento do “Full Range Radar” 4D com montadora chinesa

//
5 minutos de leitura
  • ZF produzirá radar de alcance total (Full Range Radar) para a montadora SAIC na China
  • Radar 4-D de alta resolução permite segurança avançada e funções de direção automatizadas
  • 192 canais – 16 vezes mais resolução do que o tradicional radar automotivo – criado para visões muito detalhadas e detecção de objetos com alcance de 350 metros

Farmington Hills, Michigan – A ZF fechou contrato para produção de sua tecnologia de radar de alcance total com a SAIC Motor Corporation da China. O “Full Range Radar” percebe os arredores do veículo em quatro dimensões, incluindo altura, tornando-o semelhante em capacidade aos sensores ópticos, como câmeras e LiDAR. Em combinação com essas tecnologias, o radar de alta resolução pode fornecer a segurança e a confiabilidade necessárias para uma direção semi a altamente automatizada, incluindo o nível 4.

A tecnologia “Full Range Radar” Oferece alta resolução para quatro dimensões: alcance, velocidade, azimute (horizontal) e elevação. A adição do ângulo de elevação ajuda a gerar uma imagem 3D aprimorada da situação do tráfego, enriquecida com informações de velocidade, resultando em detecção de ambiente de alta resolução. Esses dados combinados ajudam o motorista a detectar o fim de um congestionamento sob uma ponte em um estágio inicial e frear de acordo a necessidade, por exemplo. O radar de alcance total também fornece informações que ajudam a detectar áreas de acostamento e áreas de escape nas estradas. 

O radar de alcance total tem resolução consideravelmente maior do que os radares de médio alcance, que normalmente possuem apenas 12 canais (três transmissores e quatro receptores). No radar de alcance total da ZF, o número de canais é 16 vezes maior. Quatro chips Circuito Integrado de Micro-ondas Monolítico (sigla em inglês MMIC) são combinados, resultando em um total de 192 canais disponíveis.

“O ‘Full Range Radar’ da ZF representa um passo significativo em tecnologias de detecção”, explica Christophe Marnat, vice-presidente executivo da divisão de Eletrônicos e ADAS – Sistemas de Assistência ao Motorista da ZF. “Com seus altos níveis de reconhecimento de objetos e cenas e detecção de longo alcance, o “Full Range Radar” é a chave para atender aos requisitos de alta percepção de Nível 3 e 4 de direção autônoma, por valores de mercado competitivos. Este sensor também é capaz de aumentar significativamente o desempenho de segurança avançada e aplicações de direção Nível 2 +”. 

A alta densidade de informações do “Full Range Radar” permite o reconhecimento de objetos de forma muito detalhada. Por exemplo, ele recebe cerca de 10 pontos de dados de um pedestre em vez de apenas um ou dois pontos, em comparação com os radares automotivos tradicionais, permitindo informações mais precisas, à medida que os radares registram a velocidade do objeto medido para cada ponto de medição. O radar de alcance total da ZF pode até mesmo identificar o movimento de membros individuais dos pedestres, permitindo que o sensor reconheça potencialmente em qual direção ele está seguindo.  

Equipado para o futuro com o ”Full Range Radar” 

O “Full Range Radar” é uma adição importante ao conjunto abrangente de sensores da ZF para funções de direção automatizadas. Com um ângulo de abertura de aproximadamente 60 graus, ele foi projetado para uma ampla gama de situações, desde trânsito lento na cidade até direção em estradas secundárias e rodovias. Com 350 metros de alcance, o “Full Range Radar” é o estado da arte em seu segmento. Ele utiliza a banda de 77 gigahertz e Onda Contínua Modulada por Frequência de Rampa Rápida (sigla em inglês FMCW) compartilhada com outros sensores de radar da ZF.

Legenda: A partir de 2022 a ZF começará a fornecer o “Full Range Radar” para os modelos R-Brand da SAIC.  

A ZF começará a fornecer o “Full Range Radar” para a SAIC em 2022.
 

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Mito ou verdade: a marca de lubrificantes Mobil DelvacTM esclarece dúvidas frequentes sobre troca de óleo

Próximo

Vendas de pneus em março crescem 11% na comparação com o mesmo mês de 2020

Pular para o conteúdo