Alex Nucci (Diretor de Vendas de Soluções da Scania) - Mauricio Carvalho, sócio do Grupo Urca Energia - Marcel Jorand, CEO da Gás Verde crédito: Luis Henrique Madaleno

Gás Verde inova com solução completa para zerar emissões de transporte das empresas

7 minutos de leitura

Maior produtora de biometano da América Latina adquire 100 caminhões a gás da Scania e torna-se referência em descarbonização de frotas

A Gás Verde, maior produtora de biometano da América Latina, que tem apoiado grandes indústrias na descarbonização dos seus processos produtivos, agora está oferecendo uma solução completa para zerar emissões nas operações logísticas. Num país em que 60% da movimentação de cargas é feita por rodovias e com veículos pesados utilizando prioritariamente o diesel, a Gás Verde oferece uma frota de caminhões novos Scania movidos a biometano e com fornecimento garantido em pontos de abastecimento nas principais rodovias do país. O público-alvo dessa solução são as transportadoras, que estão cada vez mais demandadas por seus clientes para oferecer uma logística verde, e as empresas que possuem logística rodoviária em suas operações.
 

Para a solução completa de descarbonização, a Gás Verde fechou contrato de 100 caminhões a gás da Scania, todos do modelo GH 460 6×2, que serão movidos a biometano produzido em aterro sanitário. Os 40 primeiros caminhões serão entregues neste mês de fevereiro. Além disso, a Gás Verde irá disponibilizar o biometano em pontos de abastecimento cobrindo as principais rotas do Sudeste, por onde flui a maior parte do transporte de cargas no país.
 

“Diante da emergência climática, é cada vez mais urgente descarbonizar o setor de transportes no país e a Gás Verde apresenta uma solução completa de logística verde e com pronto atendimento para transportadoras e companhias que têm a necessidade de zerar emissões na cadeia logística. O biometano é um combustível premium e a melhor opção para descarbonização eficiente de veículos leves e pesados”, afirma o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand. Atualmente, o transporte por rodovias no país leva à emissão de 210 milhões de toneladas de CO2 por ano por conta do uso de combustíveis poluentes como o diesel, quase 15% das emissões totais do país.
 

No pacote completo de descarbonização, a Gás Verde oferece, além do biometano, o aluguel do caminhão a gás da Scania zero quilômetro e movido a biometano, garantia de abastecimento nas principais vias do Sudeste, ou sob demanda, e um plano Pro Premium de manutenção e sistema de revisão diferenciado para os veículos.
 

“Para a Scania, esta parceria com a Gás Verde é uma constatação da assertividade na venda de uma solução completa: O nosso caminhão a gás movido a biometano, que proporciona aos nossos clientes a melhor eficiência energética e mais de 90% de redução de CO2, maior disponibilidade por meio do Plano de Manutenção Scania Pro Premium e a locação como sendo uma alternativa atrativa para expandir o perfil de operação dos nossos clientes”, comenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “E mais, toda a solução oferecida reafirma que seguimos firmes com a transformação sustentável no transporte”, completa.
 

Case de sucesso com L’Oreal

Em 2023, o Grupo L’Oréal no Brasil fechou contrato com a empresa Gás Verde para fornecimento de 3,6 milhões de metros cúbicos de biometano, usados para abastecer 100% da frota inbound de 13 caminhões da empresa, que ligam a fábrica, em Vila Jaguará, ao Centro de Distribuição Gaia, em Jarinu (SP). Por mês, são feitas, em média, 750 viagens nesse trajeto. Ao trocar o GNV pelo biometano, a L’Oréal atingiu as metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa na operação dedicada, em comparação a 2021. O projeto também contribui para redução das emissões totais de CO2 da empresa, que tem meta cortar as emissões à metade até 2030.

Vantagens do biometano

Produzido a partir de resíduos urbanos em aterro sanitário, o biometano é a solução para a descarbonização de processos produtivos e do transporte das empresas, pois funciona como substituto de combustíveis fósseis, como o diesel, a gasolina, o Gás Natural Veicular (GNV) e o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Segundo a Gás Verde, além de reduzir em até 99% as emissões de CO2, o biometano tem a vantagem de ser uma produção 100% nacional – indexado ao IPCA e sem a imprevisibilidade das oscilações do câmbio – bem como a de eliminar a compra de créditos de carbono e atender às metas ESG. A Gás Verde produz atualmente 160 mil metros cúbicos de biometano por dia, em duas plantas, no Rio de Janeiro e em São Paulo – produção que chegará a 650 mil metros cúbicos por dia até 2028, quando mais dez usinas, em seis estados, estarão em operação.

O caminhão

O modelo GH 460 6×2 movido a biometano traz o conceito chamado de “mochilão”, pois é equipado com dois cilindros de gás posicionados atrás da cabine, o aumenta sua autonomia para até 650km. Ele desenvolve torque de 2.300Nm (1.000 – 1.300 rpm), e seu entre-eixos é reduzido a 3.600mm, o que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m, costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 270 metros cúbicos. Seu motor foi projetado para o gás, utilizando o Ciclo Otto, o mesmo conceito dos automóveis, tem garantia de fábrica, com alto desempenho e força semelhante ao diesel.

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