Goodyear passa dicas de manutenção para caminhoneiros e frotistas

Com feriados chegando, a fabricante faz recomendações sobre cuidados com os pneus para quem está nas estradas

/
3 minutos de leitura

A Goodyear, atuando no Brasil na produção de pneus em sua planta de Americana, em São Paulo, e com uma planta destinada à recapagem para veículos pesados, também no interior paulista, destaca algumas dicas para elevar a durabilidade dos pneus e contribuir para a segurança de caminhoneiros e frotistas nas estradas, principalmente em períodos de feriados prolongados que costumam ter um aumento no movimento de veículos nas vias.

Veja as recomendações Goodyear:

MONTAGEM E DESMONTAGEM 

  • Utilize lubrificante e ferramentas adequadas para a montagem e desmontagem dos pneus.
  • A utilização de derivados de petróleo não é recomendada e danifica a borracha.
  • Sempre verificar o interior do pneu para certificar-se que pequenos objetos e resíduos não fiquem alojados dentro do pneu na montagem, evitando danos ao pneu e à câmara de ar.

CAMERAS DE AR E PROTETORES 

  • Utilize a câmara de ar da medida correspondente para cada tamanho de pneu.
  • Não reutilizar câmaras e protetores, substituindo-os a cada vida do pneu, evitando o uso de câmaras dilatadas ou com excesso de consertos.

PESAGEM 

  • A pressão correta com que os pneus devem ser calibrados é determinada pela carga incidente nos mesmos. A pesagem é prática importante para verificação da carga total a qual os pneus estão submetidos em cada posição. Consulte a tabela de pressão para determinar a calibragem ideal dos pneus.

VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DOS PNEUS 

  • A calibragem dos pneus deve ser verificada periodicamente no mais curto espaço de tempo possível. Deve ser feita com calibradores aferidos e sempre com os pneus frios.

AROS E RODAS 

  • Utilize sempre as rodas recomendadas para cada tamanho de pneu. As rodas, aros e anéis devem ser periodicamente inspecionadas (amassamentos, trincas, empenamentos, etc) e limpos para maior segurança, evitando danos aos pneus.

No caso dos pneus recapados, o correto é sempre utilizá-los nos eixos de tração e eixos livre, pois a legislação não permite este tipo de pneu nos eixos direcionais dos caminhões. A recapagem dos pneus ajuda a diminuir os custos operacionais dos caminhoneiros. A dica é procurar um reformador certificado pelo INMETRO e utilizar bandas de rodagem com desenhos indicados para cada aplicação.

A Goodyear possui uma rede credenciada de Recapadores Autorizados com todo o respaldo técnico para oferecer o melhor em qualidade e no processo de recapagem dos pneus.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Fuchs anuncia novos lubrificantes para motos

Próximo

YANMAR leva portfólio completo de equipamentos compactos na Agrishow 2023

Pular para o conteúdo