- Latin America Quality Awards premia empresas na América Latina pela excelência empresarial e promoção da qualidade
- Goop Distribuidora, distribuidora oficial da marca TAKAO, recebe premiação durante o Quality Festival, em Manaus/AM
A Goop Distribuidora, referência no mercado de reparação automotiva e distribuidora oficial da marca de componentes automotivos, TAKAO, foi agraciada com o Latin America Quality Awards, premiação promovida pelo Latin America Quality Institute (LAQI). A organização não governamental, com sede na Cidade do Panamá, tem por objetivo promover e apoiar a competitividade das empresas latino-americanas. O reconhecimento ocorre em cerimônia realizada durante o Quality Festival, evento realizado pela entidade, no Centro de Convenções de Manaus, na capital amazonense, entre os dias 19 e 21 de novembro. A empresa foi reconhecida pela instituição por conta da excelência em gestão empresarial e desenvolvimento integral, voltados para a promoção da qualidade.
Para a conceder o prêmio, os participantes são avaliados por meio dos conceitos de qualidade total, responsabilidade social empresarial, desenvolvimento sustentável, comércio justo e qualidade educacional. Nesse sentido, a Goop se destacou pelas iniciativas adotadas em suas operações, em todos os critérios, com o objetivo de alcançar a máxima eficiência operacional. Entre as principais ações, destacam-se:
Foco em Tecnologia e Durabilidade
Produtos desenvolvidos e manufaturados com os mais altos padrões das montadoras, utilizando tecnologia de ponta e processos automatizados de alta precisão. A durabilidade dos componentes é comprovada nas maiores competições de drift no Brasil, onde as peças TAKAO são submetidas a condições extremas em pista com os principais pilotos do país.
Garantia Transparente e Efetiva
A montagem de um motor é um processo complexo, e falhas de peças podem ser frustrantes para o mecânico. Por isso, a política de garantia é completa e transparente, com acompanhamento em tempo real de cada etapa. O processo é executado por profissionais experientes e segue padrões rigorosos de análise e elaboração de laudos. A política de reembolso cobre possíveis prejuízos, assegurando que o mecânico não tenha perdas. Além disso, a taxa de retorno é baixíssima: apenas 0,2%, ou seja, a cada 1.000 peças, apenas dois poderiam apresentar algum tipo de falha.
Além disso, o NPS (Net Promoter Score) é medido mensalmente, com o intuito de capturar a percepção genuína dos entrevistados, monitorar e melhorar continuamente a satisfação dos clientes, garantindo um atendimento cada vez melhor.
Equipe de campo próxima ao cliente
A Goop conta com uma equipe de campo, time técnico e de trade que visitam reparadores e autopeças em todo o Brasil, treinando e apoiando mecânicos e retificadores e balconistas para garantir o melhor atendimento. Além disso, para qualquer dúvida imediata, há uma equipe dedicada no WhatsApp e 0800, para suporte direto e acessível a todos os parceiros.
Inovação Digital para Profissionais da Área
Plataformas como o canal Academia do Motor e o aplicativo TAKAO +Aplicador oferecem conteúdo relevante e facilmente acessível aos profissionais da área, desde dicas técnicas, até programas de recompensa, que facilitam o dia a dia e agregam valor ao trabalho realizado.
Atendimento Tecnológico e Experiência do Cliente
Tecnologia utilizada, tanto no atendimento receptivo quanto no atendimento ativo em campo, sempre com profissionais de experiência comprovada no mercado, o que garante rastreabilidade em cada contato e permite monitorar a satisfação em tempo real. Esse acompanhamento ajuda a identificar melhorias e a ajustar rapidamente as operações conforme o feedback dos clientes. Além disso, permitem que a Goop se adapte rapidamente às mudanças do mercado e ofereça uma experiência cada vez melhor aos diferentes stakeholders.
Estrutura Organizacional Colaborativa
A empresa possui uma estrutura organizacional com menos níveis hierárquicos, o que facilita a comunicação e a tomada de decisões. A comunicação transparente com todos os colaboradores é incentivada e promovida, independentemente da localização. Um dos principais exemplos é o evento mensal “Goop em Foco”, com reuniões da liderança com os colaboradores, tanto da matriz quanto do campo. A participação ativa é incentivada, por meio de um espaço aberto para dúvidas e questionamentos aos executivos. Ao final de cada evento, uma pesquisa de satisfação é aplicada, promovendo a melhoria contínua dos processos de comunicação, com base no feedback dos colaboradores. Todos, incluindo as lideranças, trabalham em mesas compartilhadas com seus times, promovendo um ambiente acessível e integrado.
Igualdade de Gênero (ODS 5)
Adoção de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. Os processos de gestão de pessoas são estruturados para garantir igualdade em todas as relações. Dessa forma, se reduzem as diferenças de gênero, idade, religiões e etnias, assegurando que todos os colaboradores se sintam valorizados e respeitados. Na Goop, as mulheres ocupam 50% das posições executivas e 40% das posições de média liderança.
“Na Goop Distribuidora, qualidade não é apenas um atributo dos produtos e serviços da marca TAKAO, mas uma prática de gestão que permeia toda a organização. Esse compromisso promove excelência em cada operação e garante a sustentabilidade de longo prazo”, comenta Luis Fernando Hartner, diretor de demanda e experiência do cliente da TAKAO. “O recebimento dessa premiação não seria possível sem a participação e dedicação de todos os colaboradores. Entendemos que, mais do que equipamentos, tecnologias e edifícios, as empresas são formadas, principalmente, de pessoas, que são o ativo mais valioso de todos”, complementa Camila Soares, diretora de gente e gestão da Goop.