A GWM Brasil, mais conhecida como Great Wall, apresentou sua tecnologia híbrida batizada de DHT (Dedicated Hybrid Technology), que irá equipar os veículos da marca a serem lançados no Brasil a partir do fim deste ano.
Essa tecnologia será aplicado à plataforma LMN e consiste em um motor 1.5 turbo, com dupla motorização elétrica (chamada de Dual Motor) e um par de engrenagens fixas que conectam o motor a combustão às rodas. De acordo com a empresa, o Dual Motor tem três funções: transmitir o movimento diretamente para as rodas, recarregar a bateria do conjunto híbrido e, em condições de alta demanda de torque, auxiliar o motor a combustão gerando torque adicional.
“Enquanto em um veículo híbrido convencional o motor elétrico serve apenas como suporte ao motor a combustão, no sistema DHT GWM é a motorização elétrica que é o personagem principal, deixado o motor a combustão apenas como apoio quando for necessário”, afirma Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer da GWM Brasil.
Além disso, no lugar de um câmbio tradicional com diversas marchas, o conjunto DHT emprega apenas duas engrenagens. Uma é destinada ao uso em altas velocidades, enquanto a outra atua em médias velocidades. Já em baixas velocidades, o sistema privilegia a condução com a motorização elétrica, que também pode atuar em algumas situações de médias velocidades. Outro destaque é o uso do motor a combustão como gerador, recarregando a bateria.
A Great Wall destaca benefícios como melhor desempenho mantendo o baixo consumo de combustível, podendo render até 483 cv de potência e 77,7 kgfm de torque, com acelerações de 0 a 100 km/h em até 4,8 segundos. Seu tamanho compacto também é uma vantagem, ajudando na redução de peso, além de oferecer baixo nível de ruído e vibração graças à transmissão com apenas duas marchas.
No modo totalmente elétrico, a fabricante reforça que o sistema permite atingir velocidade máxima de 140 km/h e até 200 km de autonomia, no caso da versão plug-in.
São possíveis três versões de modelos híbridos: híbridos convencionais (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos plug-in com um motor elétrico extra no eixo traseiro (PHEV P4). O primeiro adota o motor 1.5 turbo e um Dual Motor, podendo entregar entre 243 cv a 393 cv e torque de 54 kgfm a 58,1 kgfm. Já o PHEV traz a mesma configuração, mas com uma bateria maior, que possibilita uma autonomia elétrica de até 200 km. Por fim, o PHEV P4 acrescenta um motor elétrico extra no eixo traseiro, resultando em uma potência máxima entre 393 cv e 483 cv e torque de 77,7 kgfm, com até 180 km de autonomia elétrica.