Grupo Freudenberg comemora um ano de operações do Centro de Distribuição em Salto (SP)

Nesse período, a empresa ampliou a satisfação no atendimento aos clientes e o índice de falhas de linhas expedidas está próximo a zero

4 minutos de leitura

O Grupo Freudenberg, líder mundial na fabricação de sistemas de vedação (retentores, juntas, etc.), anti-vibração (coxins/componentes metal borracha) e detentor de marcas como a Freudenberg-NOK, entre outras, comemora o primeiro ano de atividades do Centro de Distribuição, localizado em Salto, interior de São Paulo. Nesse período, a empresa investiu em modernos sistemas e processos logísticos. Com isso, registrou alto crescimento na comercialização de produtos no mercado nacional e América do Sul, aumento da satisfação do cliente e, consequentemente, redução significativa no volume de falhas em linhas expedidas, chegando muito próximo a zero.

Com ampla área construída e já contemplando expansão, o Centro de Distribuição conta um sistema totalmente digitalizado para a realização de toda a operação logística das peças, desde o recebimento, armazenagem e saída para o mercado. Ao chegarem ao Centro de Distribuição, todos os produtos são conferidos por um sistema de código de barras. Na sequência, seguem para montagem dos kits, nos quais, os profissionais contam com layouts padrão, que orientam a montagem de cada um deles. Depois disso, são embalados e passam novamente pelo processo de código de barras para serem estocados em prateleiras previamente indicadas pelo sistema.

Para a expedição, novamente, passam por uma conferência, em um local, semelhante a uma caixa de supermercado, com código de barras para averiguação de todos os produtos. Ao serem liberados para o transporte, a nota fiscal também é conferida pelo código de barras do sistema. “Com a adoção desse processo digital, no qual nos permite uma minuciosa conferência de cada etapa do processo, tivemos, em um ano, um resultado expressivo no aprimoramento da qualidade de montagem e entrega dos kits aos clientes”, explica Ricardo Piffer, Gerente de Logística e Operações.

Nova máquina de embalagem

Outro diferencial é que para o processo de embalagem dos produtos do mercado de reposição da Freudenberg – Corteco, a empresa investiu em um moderno maquinário para garantir mais eficiência e precisão durante o empacotamento dos kits, com correta pesagem dos itens, além da possibilidade de abranger um volume de peças maior durante o empacotamento.

Com capacidade para armazenamento de milhares de part numbers, o Centro de Distribuição atende toda a América do Sul, com produtos da Freudenberg – Corteco para o mercado de reposição automotivo (linhas leve, pesada e motocicleta). Além disso, nas divisões de OEM Automotiva e General Industry, e reposição industrial, a empresa atende todo o mercado nacional.

Parceiro logístico

O Grupo Freudenberg conta com a parceria da TK Logística, empresa de cultura nipo-brasileira pertencente ao grupo Toyota, que é responsável pela gestão das peças, supervisão e indicadores de todo o processo de armazenagem e distribuição das peças ao mercado. “A TK Logística trouxe muitos ganhos em agilidade e organização de toda a estocagem de nossas peças com a aplicação do TPS (Toyota Production System)”, acrescenta Piffer.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Por que carros elétricos e híbridos são isentos do rodízio em SP

Próximo

Recorde de transações de veículos usados alavanca mercado de reparação

Pular para o conteúdo