Depois de 24 anos, a montadora japonesa Honda vai parar de fabricar o sedã médio Civic no Brasil. O anúncio foi feito pela montadora japonesa na última semana. A marca vai concluir a transferência das linhas de produção da fábrica de Sumaré para Itirapina em dezembro. Ambas são no interior de São Paulo.
Além da preferência dos brasileiros por SUVs, que crescem ano após ano, as vendas do Civic, de janeiro a setembro deste ano não alcançaram a metade de seu principal concorrente, Corolla: foram 14 mil unidades contra 30,5 no mesmo período. Por estes motivos a marca decidiu encerrar a produção do sedã no Brasil.
O Honda Civic é oferecido em cinco versões, sendo que a LX, Sport, EX e EXL são equipadas com motor 2.0 Flex One, com câmbio CVT; além da opção topo, a Touring, com o 1.5 Turbo, também com câmbio CVT.
Inclusive, a Honda já avisou os fornecedores sobre o encerramento da produção do Civic no país, que ocorre desde 1997. Porém, isto não significa o fim do Civic no Brasil. Em 2022 a Honda vai lançar a nova geração do modelo. A expectativa é de que o novo Civic desembarque importado dos Estados Unidos já no primeiro semestre.
O novo modelo deverá ser mais caro, entre R$ 121 mil até R$ 165 mil. O aumento no preço é devido as novas tecnologias disponíveis no veículo.