Honda recebe a classificação mais alta, de 3 estrelas, do Índice de Segurança Viária da FIA, ferramenta para organizações e empresas medirem sua pegada de segurança viária

7 minutos de leitura


 A Honda se tornou a primeira empresa do setor automotivo a receber a classificação mais alta de “3 estrelas” no Índice de Segurança Viária da FIA*1, o qual permite que empresas e organizações meçam sua pegada de segurança viária.
  O reconhecimento de 3 estrelas foi anunciado em 17 de fevereiro no “Challenge 2030: Achieving the Global Road Safety Goals” (em português, “Desafio 2030: Alcançando as Metas Globais de Segurança Viária”), evento simultâneo da 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, realizada em Marrakech, no Marrocos, entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2025.

O Índice de Segurança Viária (Road Safety Index, em inglês) da FIA é uma nova ferramenta projetada para permitir que empresas e organizações visualizem e meçam o impacto de suas operações na segurança viária e alcancem um tráfego mais sustentável nas vias. O Índice fornece uma avaliação abrangente da pegada de segurança de cada empresa/organização com base em vários fatores, como suas metas de segurança, compromisso e o número de fatalidades e ferimentos no trânsito em toda a sua cadeia de valor.
 

Além disso, o sistema do Índice FIA RS contém duas classificações: 1) a “classificação da cadeia de suprimentos”, que abrange uma ampla gama de atividades corporativas, desde a aquisição de matérias-primas até o desenvolvimento, produção e a entrega dos produtos ao cliente, e 2) a “classificação de produtos/serviços”, que avalia os aspectos de segurança dos produtos/serviços. A Honda se tornou a primeira empresa na indústria automotiva a passar por auditorias para ambas as classificações e recebeu o
reconhecimento mais alto, 3 estrelas*2, em ambas.
 

Esforçando-se para concretizar uma sociedade livre de colisões para todos que compartilham as vias, a Honda está comprometida em buscar iniciativas de segurança, tanto da perspectiva de hardware quanto de software, sob o slogan de segurança global “Segurança para Todos”. Como marcos de seu desafio, a empresa está se esforçando para reduzir o número de fatalidades em colisões de trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda em todo o mundo em 50% até 2030*3, e então atingir zero fatalidades em colisões de trânsito até 2050.
 

Tornar-se a primeira montadora a receber 3 estrelas como parte do Índice FIA RS representa o forte comprometimento da Honda com a busca pela segurança nas estradas. As iniciativas de segurança que a Honda vem conduzindo com base em sua estratégia de segurança de longo prazo foram altamente avaliadas, assim como o fato de que a empresa vem monitorando o número de fatalidades em colisões de trânsito e ferimentos graves em toda a sua cadeia de valor, por idade e por tipo de usuário, como sua pegada de segurança nas vias.
 

Aproveitando o conhecimento acumulado por meio de sua longa história de iniciativas de segurança, a Honda apoiará proativamente a padronização de índices para avaliar iniciativas de segurança no trânsito. Por meio dessas atividades, a Honda contribuirá para resolver problemas sociais centrados na segurança no trânsito a partir da perspectiva de ESG (Ambiental, Social e Governança) e continuará sua busca pela segurança em direção à realização da alegria e da liberdade de mobilidade e de uma sociedade mais agradável e sustentável.
 

*1 Fédération Internationale de lʼAutomobile (Federação Internacional de Automobilismo)

*2 O escopo das operações da Honda avaliadas pela FIA desta vez é limitado às operações relacionadas à produção e vendas de motocicletas e automóveis no Japão.

*3 Reduzir as fatalidades em colisões de trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda por 10.000 unidades vendidas em 50% até 2030, em comparação a 2020.
 

■ Comentários de Willem Groenewald, Secretary General para Automobile Mobility da FIA

“A segurança está no centro da nossa missão tanto no automobilismo quanto para o usuário diário das vias. Por meio do Índice de Segurança Viária da FIA, ajudamos as empresas a medir e melhorar seu impacto na segurança das estradas. Temos o prazer de anunciar que a Honda é a primeira fabricante de automóveis e motocicletas a atingir a classificação mais alta do Índice, de 3 estrelas, tanto para sua cadeia de suprimentos quanto para produtos e serviços relacionados à segurança. A Honda demonstrou um forte compromisso em promover uma cultura de melhoria contínua na segurança viária.”
 

■Comentários de Hideaki Takaishi, General Manager de Safety Planning Division, Corporate Planning Unit, da Honda Motor Co., Ltd “A Honda está honrada em ter nossas iniciativas de segurança de longa data reconhecidas por meio da conclusão bem-sucedida do Índice de Segurança Viária da FIA. Por mais de 50 anos, focamos não apenas no desenvolvimento de produtos seguros para motocicletas e automóveis, mas também na disseminação do conhecimento de práticas de direção e pilotagem seguras entre nossos clientes por meio de nossas atividades de conscientização. O Índice de Segurança Viária da FIA provou ser uma ferramenta promissora para avaliar objetivamente as iniciativas reais de segurança da Honda. Esperamos que o amplo comprometimento com as iniciativas de segurança entre mais empresas e organizações leve à redução de colisões de trânsito em todo o mundo.”


Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Leapmotor confirma modelo que será comercializado na América do Sul em websérie inédita

Próximo

Cummins amplia capacidades e eficiência do Laboratório de Ensaios Mecânicos em Osasco (SP)

Pular para o conteúdo