Hyundai é uma das vencedoras do 26º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental

• Case reconhecido pela instituição enfatiza as ações de sustentabilidade da montadora em seus processos produtivos • Hyundai foi a única fabricante de veículos entre os vencedores desta edição da premiação, que já avaliou outras 308 companhias e 720 projetos de diferentes setores industriais

6 minutos de leitura

A Hyundai Motor Brasil foi uma das vencedoras no 26º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, por suas iniciativas voltadas à sustentabilidade nos processos produtivos. A entrega da placa de premiação foi realizada nesta terça-feira (21), na planta da montadora, em Piracicaba (SP), com a presença de representantes da Hyundai e da Fiesp.

“Receber o reconhecimento de uma instituição tão tradicional quanto a Fiesp reforça o caminho que temos trilhado em busca de processos mais sustentáveis. Ser a única fabricante de veículos premiada representa um orgulho ainda maior. Estamos certos de que podemos promover um impacto positivo em toda a cadeia produtiva, desde o alto nível de exigência na relação com fornecedores, passando por todas as nossas atividades fabris, até a entrega do produto final ao consumidor. O planeta que queremos necessariamente passa por este tipo de mentalidade”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

A Fiesp destacou no prêmio as ações da montadora nas áreas de logística, estamparia, pintura e iluminação. Em logística, a Hyundai identificou que uma das maiores fontes de geração de resíduos recicláveis se encontra nas embalagens e formas de recebimento de peças e demais partes do veículo de fornecedores e, com isto, buscou otimizar o procedimento de envio dos materiais. A iniciativa recebeu mérito também por não ter demandado investimento algum, apenas a conscientização da não geração de resíduos junto aos parceiros.

Na área de estamparia, notou-se que durante o processo de corte das chapas de aço havia a perda de uma significativa parcela destinada, posteriormente, para a reciclagem. A partir de então, a Hyundai promoveu a redução na largura das bobinas fornecidas a fim de se evitar o desperdício da matéria-prima nos processos de corte e estamparia. Além disso, também foi implantada uma caixa coletora dos cortes das chapas de aço desprezadas pelos moldes. O material recolhido passou a ser utilizado por fornecedores de itens metálicos para a confecção de pequenas peças de carroceria.

No setor de pintura, mais precisamente na etapa de retirada das impurezas, os diversos enxágues demandam alto consumo de água. Para um melhor gerenciamento dos recursos hídricos, foi alterada a posição de entrada de água e instalado um medidor de vazão para controlar a entrada dela no tanque. Além disso, para que a secagem seja efetiva, as estufas precisam ser aquecidas previamente. Em um trabalho de engenharia focada em otimização, a Hyundai conseguiu reduzir em quatro horas o tempo de acionamento das estufas sem comprometer a qualidade do processo.

Por fim, na parte de iluminação, o projeto da Hyundai teve como objetivo a substituição das lâmpadas convencionais (vapor metálico) por luminárias LED em todo o sistema viário existente nas dependências da montadora, incluindo também a pista de testes dos veículos produzidos. Neste caso, o foco da iniciativa é redução do consumo de energia elétrica, da geração de resíduo perigoso (lâmpadas de vapor metálico), bem como aumento da vida útil desses produtos.

Realizado desde 2005, o Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental já avaliou 308 empresas, o que representou a soma de 702 projetos inscritos. O resultado das iniciativas possibilitou que 10,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos deixassem de ser geradas e 430 mil toneladas de insumos e matérias-primas não fossem descartadas. Juntos, esses e vários outros indicadores resultaram em economia de R$ 2,6 bilhões para as empresas autoras dos projetos, segundo levantamento da instituição.

Montadora recebe Selo Ouro do GHG Protocol

No último dia 16 de setembro a Hyundai Motor Brasil foi certificada, pelo terceiro ano consecutivo, com o grau máximo do Programa Brasileiro GHG Protocol, ferramenta originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, para quantificar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O “Selo Ouro” é concedido após uma empresa demonstrar o atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seus dados de emissões. A Hyundai foi uma das únicas três montadoras contempladas com o certificado mais alto da iniciativa. Em 2020, a HMB reportou a uma redução de 41,1% na emissão de toneladas de CO2.

Hyundai neutra em carbono até 2045

Poucos dias antes, no último dia 6 de setembro, durante a edição 2021 do IAA Mobility, em Munique, na Alemanha, a Hyundai anunciou seu compromisso global de neutralizar as emissões de carbono por completo até 2045. A empresa espera que, até 2040, os veículos elétricos totalmente movidos a bateria (BEVs) ou célula de combustível a hidrogênio (FCEVs) respondam por 80% do total de suas vendas mundiais.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Ônibus elétrico e soluções de mobilidade são atrações da Mercedes-Benz na Lat.Bus Transpúblico 2021

Próximo

Nakata lança segunda temporada do “Este Carro Tem História”

Pular para o conteúdo