Rodei com o Hyundai Nexo, o carro a hidrogênio mais vendido do mundo. Apesar de todos os desafios que esse tipo de energia propõe, a marca coreana investe pesado em toda cadeia de produção e abastecimento limpa. Você sabia que o hidrogênio está em tudo? Em mim, em você, no ar, nos objetos, nos alimentos, no esgoto em tudo!
E a Hyundai aposta na compostagem e reciclagem de tudo que é jogado fora para se produzir hidrogênio da maneira mais limpa possível. Afinal, o processo de energizar o Nexo já é bastante limpo. A partir do abastecimento com o hidrogênio, em forma gasosa, sob pressão de mais de 700bar, ele se mistura ao ar ambiente e é, digamos, expremido pelo sistema de separação das moléculas.
Os elétrons viram energia para mover um motor elétrico, como o de carro com sistena BEV, e o restante dessa alquimia vira água e é expelido pelo escapamento. Ao pé da letra, o Nexo pode ser chamado de veículo HEV, afinal, tem uma pequena bateria de 1,56 kWh, que auxilia o motor a hidrogênio para tirar o carro da imobilidade, por exemplo. E até dar uma força extra nas acelerações. Nesse vídeo você fica sabendo como ele anda, quanto custa pra abastecer, se esse realmente é o futuro e quanto tempo pode levar para que o carro a hidrogênio seja algo corriqueiro nas nossas vidas, em especial no Brasil. Ahhhhh, ele ainda manobra sozinho com você comandando de fora do carro, tá?
Enfim… É muita novidade.