A ICONIC apresentará a evolução dos fluidos de arrefecimento, conhecidos como coolants, para aplicação em veículos elétricos no XV Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, que ocorrerá na próxima quinta (27.10), com programação que começa às 9h. O painel da empresa, que é uma das patrocinadoras da conferência, sobre o tema será liderado por Leandro Laurentino, especialista de produtos da ICONIC, com início às 10h40.
A transmissão online poderá ser acompanhada gratuitamente, mediante inscrição, pela plataforma da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), que organiza anualmente a conferência. O evento é considerado um dos mais importantes do setor no país pela troca de expertise, networking e por unir todos os elos da cadeia, incluindo relevantes montadoras nacionais e internacionais, além de produtores e fornecedores globais de aditivos, lubrificantes e graxas automotivas.
O fechamento da edição 2023 do Simpósio contará com uma análise da diretora de Tecnologia e Sustentabilidade da ICONIC, Roberta Teixeira, sobre os desafios da mobilidade em um universo de baixo carbono, que está em convergência com a temática macro do evento: “O impacto da transição energética na lubrificação automotiva”.
“Desejamos olhar para o futuro e refletir sobre o progresso tecnológico do nosso segmento diante de uma matriz diversificada e composta por geração de energia via hidrogênio, biocombustíveis e eletrificação. Neste contexto, temos lubrificantes e coolants em contínuo desenvolvimento por meio de pesquisas para atender aos novos requisitos automotivos. Como exemplo, podemos citar coolants que promovem o gerenciamento térmico para garantir maior vida útil e eficiência das baterias”, analisa Roberta Teixeira, que também é diretora executiva da AEA.
Na avaliação da executiva, que será apresentada no Simpósio, o Brasil ainda manterá um parque instalado com motores de combustão no longo prazo, mesmo com toda evolução tecnológica e técnica da frota nacional. “As inovações em veículos leves e pesados demandarão um contínuo avanço dos lubrificantes de transmissão e dos fluidos de arrefecimento para atender aos novos conceitos e a operação destes motores, que reduzirão emissões de forma contínua e manterão uma elevada performance. Será essencial ter um forte investimento em pesquisa e estarmos atentos para as novas tendências do mercado”, afirma Roberta.
Ela ainda pondera que a ICONIC deseja liderar este processo de transição energética e já tem metas locais, como a redução de 43% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030, considerando sua infraestrutura administrativa e fabril, localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
MAIOR SUSTENTABILIDADE
Laurentino comentará que os veículos elétricos contribuirão cada vez mais para a descarbonização do planeta e será obrigatório que os coolants acompanhem esta jornada. As linhas futuras de fluidos de arrefecimento devem atender aos conceitos de maior segurança, ampla eficiência na troca de calor e menor condutividade elétrica.
“Em alguns anos, o fluido já deverá estar em contato direto, para operação do veículo, com as novas fontes de energia, como as baterias. Precisaremos ter uma formulação mais robusta do produto para atendermos um nível quase zero de emissões de CO2 e um desempenho seguro e eficiente de carros, motos e caminhões”, avalia.