IHHA Rio 2023: Fras-le apresenta descarbonização de produtos e processos

Na conferência internacional voltada a pesquisas e soluções para o segmento ferroviário, marca da Frasle Mobility exibe case da sapata ferroviária, que teve a pegada de carbono reduzida em 43%

2 minutos de leitura

A Fras-le, marca da Frasle Mobility e líder mundial em materiais para fricção, participa da 12ª International Heavy Haul Conference (IHHA), conferência internacional de transportes voltada para o segmento ferroviário, na próxima semana, no Rio de Janeiro (RJ). Além de apresentar soluções para o segmento, a Fras-le também é uma das patrocinadoras do encontro, que deve reunir 120 organizações e mais de 30 países para debates e apresentação de pesquisas em torno do tema Aplicação de Inovações de Transporte Pesado para um Mundo Sustentável.

O transporte ferroviário de cargas no Brasil é composto por uma rede de 30.129 quilômetros e expande como alternativa para abastecer de forma eficiente e econômica um país de dimensões continentais. Os desafios para o segmento passam pelo desenvolvimento de soluções competitivas alinhadas à sustentabilidade. A conferência buscará debater alternativas para a redução da pegada de carbono e emissões de outros gases de efeito estufa.

Dessa maneira, a Fras-le vai exibir iniciativas de descarbonização de processos e produtos, com foco na fabricação da sapata ferroviária. Projeto iniciado em 2022 pela companhia buscou calcular a pegada de carbono do produto com base nas metodologias NBR ISO 14.044 e ISO 14.040.

A análise levou a alterações no processo de fabricação e na formulação da peça. Como resultado, foi possível reduzir a pegada de carbono do produto em 43%. O êxito do case da sapata ferroviária permitiu à Fras-le ampliar os estudos para a descarbonização de outros produtos e processos fabris.

A IHHA Rio 2023 ocorre entre os dias 27 e 31 de agosto no Centro de Convenções & Hotéis Windsor, no Rio de Janeiro (RJ).

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Carros usados: tíquete recua 8,6% em julho

Próximo

BorgWarner exibirá soluções inovadoras para Mobilidade Elétrica e Nova Identidade Corporativa na IAA Mobility 2023

Pular para o conteúdo