Indicativos que a bandeja da suspensão pode estar comprometida

3 minutos de leitura

Ruídos na suspensão, desgaste excessivo dos pneus e instabilidade na direção podem apontar desgaste do componente

Responsável por manter amortecedores, molas e rodas em alinhamento, a bandeja de suspensão ou braço oscilante, parte do sistema de suspensão, está diretamente ligada à estabilidade e à dirigibilidade do veículo. Por isso, motoristas devem ficar atentos a qualquer sinal de comprometimento dessa peça. “Há vários indícios que podem apontar problemas com a bandeja ou braço oscilante, como barulho na suspensão”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia na Nakata, explicando que a peça fica em movimento constante ao trafegar com o veículo e está localizada bem próxima ao solo, desgastando, assim, devido aos esforços e aos impactos sofridos com o tempo, comprometendo, especialmente, as buchas de borracha e o pivô. A direção do carro puxando para um lado sempre que o veículo é acelerado pode ser provocado por danos nas buchas. “Nem sempre necessita a troca da bandeja da suspensão, muitas vezes, apenas a substituição dos componentes resolvem esses problemas”, comenta.

Outros sinais de desgaste na bandeja – Além do barulho na suspensão, outros sinais de defeito no componente e que merecem atenção do mecânico são desgaste acentuado nos pneus, instabilidade na direção, direção puxando para um dos lados e ruídos ao passar por lombadas ou depressões. 

Em caso de qualquer sinal de anormalidade na suspensão, a recomendação é que sejam avaliados todos os componentes: amortecedores, molas, terminais, buchas de suspensão e barra estabilizadora. Esses itens atuam em conjunto e sua análise completa é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema.

A Nakata oferece uma ampla cobertura de bandejas de suspensão para veículos de passeio, utilitários esportivos e picapes, tanto nacionais quanto importados. Disponíveis em versões completas ou parciais, com ou sem pivô, os produtos da Nakata passam por rigorosos processos de fabricação, garantindo qualidade e durabilidade excepcionais. Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o link: https://blog.nakata.com.br/bra-o-oscilante-mitos-e-verdades-sobre-a-bandeja-de-suspens-o/.

Fonte: Verso Comunicação

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton

Próximo

Minuto Técnico - Brasileiros sem Cabines

Pular para o conteúdo