Mesmo no segundo ano de crise provocada pela pandemia de Covid-19, os fabricantes souberam aproveitar as oportunidades do mercado e mantiveram o ritmo dos negócios. A 4TRUCK, uma das maiores empresas de implementos para o segmento leve do país, por exemplo, fechou o ano com 15% de aumento no volume de vendas, em linha com o que estava previsto no início de 2021. Também houve um crescimento de 20% no número de entregas: 728 unidades em 2021 ante 611 unidades em 2020.
A indústria de implementos rodoviários emplacou algo em torno de 163 mil unidades em 2021. O resultado representa um crescimento de 33,47% em relação ao ano passado. De janeiro a dezembro foram vendidos ao mercado 162.669 unidades ante 121.897 produtos nos 12 meses do ano anterior. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) e foram divulgados na última segunda-feira, dia 10.
“O mercado está bem aquecido, principalmente no que diz respeito às entregas destinadas ao e-commerce. As pessoas estão cada vez mais comprando pela internet e, com isso, a necessidade de frota para entrega é maior. Somado a isso, houve uma alta nas entregas de medicamentos, com o investimento em transporte por parte das drogarias. Por fim, tivemos um crescimento na área de KITs. São empresas montadoras que compram itens como painel frontal, teto e laterais e montam seus implementos rodoviários em diversos cantos do Brasil”, disse Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK.
Segundo o executivo, o foco da empresa agora será na otimização do portfólio, com produção de baús de alumínios, baús lonados, carrocerias metálicas e cabines suplementares para linha leve. “Esperamos um 2022 ainda melhor, com os grandes frotistas puxando a demanda e renovando suas frotas na véspera da implementação do Euro6 nos caminhões, nova norma do setor que visa diminuir a emissão de poluentes”, disse o executivo, lembrando que a 4Truck completa 10 anos de história em 2022.
A empresa de soluções sobre rodas também busca mais parcerias com montadoras em outros estados – para venda de KITs -, e reforçar o posicionamento no mercado de locação. “Nossa previsão de crescimento em vendas e faturamento em 2022 é de 20% em relação aos números de 2021”, completa o CEO.