Início das obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste está prevista para maio

3 minutos de leitura

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciou que as obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que ligará Água Boa (730 km a Nordeste de Cuiabá) aos trilhos da Ferrovia Norte-Sul, na altura de Mara Rosa, em Goiás, devem começar entre maio e junho. Essa informação foi dada durante reunião com os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (DEM).

Na primeira fase, a ligação ferroviária terá uma extensão de 348 quilômetros.

O contrato de autorização das obras entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa Vale e a Valec Engenharia Construções e Ferrovias S.A. foi assinado em dezembro.

A Valec é uma empresa pública que detém a concessão da futura ferrovia. Coube a ela elaborar os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA); o projeto básico, que indica o traçado que a linha férrea deverá percorrer; e obter a licença de instalação junto ao Ibama, que permitiu a execução da obra.

A Fico será responsável pelo escoamento de grãos de soja e milho da região do Vale do Araguaia até a Ferrovia Norte-Sul, abrindo mais uma alternativa de transporte.

No projeto da ferrovia estão previstos dez pátios de cruzamento, um pátio de formação de trens em Mara Rosa (GO), dois pátios de carga e descarga, sendo o primeiro localizado em Nova Crixás/GO e o segundo em Água Boa. A implementação das obras será por meio de investimento cruzado como contrapartida pela prorrogação antecipada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), e cerca de R$ 2,73 bilhões do valor de outorga serão investidos pela companhia na construção.

Segundo o senador Wellington Fagundes, o plano estratégico de ferroviária no Estado  já tem assegurado a extensão da Ferronorte para Cuiabá e depois até Lucas do Rio Verde. A autorização para a Rumo dar início aos trabalhos depende de aprovação do novo Marco Legal das Ferrovias, cujo projeto deve ser votado ainda em fevereiro, no Senado. O Ministério da Infraestrutura trabalha, também, para viabilizar a Ferrogrão, que vai ligar Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá) a Miritituba, no Sul do Pará.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Posicionamento do SIMEFRE sobre a redução no imposto de importação de bicicletas

Próximo

Preço do diesel avança em todas as Regiões do Brasil e ultrapassa R$ 4,00, aponta Ticket Log

Pular para o conteúdo