Uso de EPIs, qualificação das equipes e adoção de certificações exclusivas para o setor colaboram para a segurança e eficiência, alerta Instituto da Qualidade Automotiva
A segurança no ambiente de trabalho é uma preocupação constante no setor de comércio e reparação de veículos automotores. A adoção de medidas preventivas pode contribuir significativamente para a proteção dos trabalhadores e para a produtividade em lojas e oficinas de veículos. O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva ressalta a importância da conscientização sobre práticas adequadas de segurança, que são fundamentais para evitar acidentes e garantir um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente em todo o país.
A falta de condições adequadas de trabalho, não utilização de EPIs, o manuseio impróprio de ferramentas e a ausência de treinamentos específicos são apontados como as principais causas de acidentes no setor. As consequências não se limitam ao impacto humano, mas também acarretam prejuízos econômicos significativos, como afastamentos de colaboradores, queda de produtividade, elevados custos com indenizações, e danos à reputação das empresas.
“É necessário mudar a cultura organizacional da empresa e o pensamento de alguns profissionais para que entendam a importância de seguir as medidas de segurança e utilizar os EPIs adequados a cada atividade ou função”, afirma o gerente de serviços automotivos do IQA, Sergio Fabiano. Segundo ele, “quando os profissionais trabalham em um ambiente seguro, utilizando os equipamentos adequados e seguindo os procedimentos corretos, a probabilidade de acidentes diminui, e a segurança operacional aumenta.”
Uso de EPIs é obrigatório
É inegável a importância dos EPIs, e seu uso é indispensável, obrigatório e regulamentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Nos centros de reparação automotiva, os trabalhadores estão expostos a diversos riscos, como cortes, perfurações, contato com substâncias tóxicas, queimaduras e choques elétricos, além de ruídos e quedas de objetos pesados. Equipamentos como óculos de proteção, luvas, calçados de segurança e protetores auriculares são fundamentais para garantir a integridade dos profissionais.
Sergio Fabiano sugere algumas estratégias que podem ser implementadas para integrar a segurança ao cotidiano das empresas automotivas, entre eles a importância de treinamentos regulares, fornecimento de EPIs de qualidade e cobrança rigorosa da utilização dos equipamentos.
O processo de certificação também desempenha um papel fundamental na segurança e qualidade dos serviços. De acordo com o gerente do IQA, “o processo de certificação avalia as práticas operacionais diárias das oficinas e a utilização dos equipamentos de segurança, e agora com foco nos altos riscos de choque em alta tensão no reparo de veículos elétricos. Assim, a empresa é incentivada a olhar mais de perto para si mesma e identificar todos os pontos que precisam ser continuamente aprimorados, resultando em um ambiente mais seguro e com mais qualidade, tanto para os clientes como para a equipe de trabalho”.
Certificações e treinamentos IQA
O IQA oferece uma gama de certificações e treinamentos que visam trazer qualidade e segurança ao setor automotivo. As oficinas e profissionais que buscam destaque no mercado podem se beneficiar dos programas de certificação oferecidos pelo Instituto. Além disso, o IQA promove treinamentos contínuos, tanto presenciais quanto online, que preparam os reparadores automotivos para atender às exigências legais e de mercado. Para saber mais, acesse www.iqa.org.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa IQA