IQA e ABLA unem forças para melhoria da gestão e qualidade de frotas automotivas

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Locadoras agora contam com soluções especializadas em vistorias, precificação e desmobilização de veículos, garantindo processos mais eficazes para as empresas do setor

Com um mercado robusto composto por mais de 26 mil empresas, o setor de locação de veículos no Brasil enfrenta o desafio contínuo de garantir a qualidade e a eficiência na gestão de suas frotas. Desde a preservação do estado dos veículos para garantir a satisfação dos clientes até a precificação assertiva na revenda de seminovos, essas operações demandam processos cada vez mais precisos.

Para atender a essa demanda crescente, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva e a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) firmaram uma parceria estratégica, oferecendo soluções especializadas que elevam os padrões de gestão, aquisição e desmobilização de frotas, com foco na eficácia e na qualidade.

 A parceria entre o IQA e a ABLA oferece soluções personalizadas para as empresas associadas, incluindo serviços de vistoria inicial, precificação e desmobilização de frotas. Segundo Sérgio Fabiano, gerente de serviços automotivos do IQA, a realização de vistorias nos processos de mobilização e desmobilização é essencial para garantir que os veículos atendam aos critérios de qualidade necessários tanto para aquisição quanto para revenda.

Essas vistorias têm como objetivo garantir que os veículos estejam em perfeitas condições de uso. A proposta do IQA e da ABLA é que essas vistorias sejam conduzidas por auditores qualificados do Instituto, um Organismo de Certificação independente e focado no setor automotivo. Isso assegura maior confiabilidade e qualidade nos processos, beneficiando diretamente as locadoras e, por consequência, os consumidores finais.

“Quando as locadoras realizam um serviço focado na qualidade, elas oferecem muitos benefícios para seus clientes, como maior segurança, redução no tempo de entrega ou devolução e maior previsibilidade no planejamento das operações”, explica Fabiano.

Processo de vistoria

O processo de vistoria realizado pelo IQA abrange cerca de 50 itens essenciais, avaliando desde a documentação do veículo até suas condições estruturais, sistemas de segurança e equipamentos. Itens complementares, como quilometragem, histórico de sinistros, multas e pendências, também são cuidadosamente analisados.

Ao final da avaliação, é emitido um relatório completo com a descrição detalhada de cada item executado, proporcionando uma visão precisa do estado do veículo. Além disso, o processo inclui uma pontuação técnica que classifica o veículo com base em critérios de desvalorização, alinhados à Tabela FIPE, permitindo uma precificação justa e assertiva para o mercado.

Segundo Paulo Miguel Júnior, vice-presidente da ABLA, a vistoria é um dos serviços mais importantes para as locadoras de veículos que buscam realizar a desmobilização de frotas com precisão. Com uma frota superior a 1,6 milhão de automóveis no setor, a demanda por soluções eficientes é enorme. A parceria com o IQA vai desempenhar um papel fundamental, oferecendo as soluções necessárias para atender a essa necessidade crescente com qualidade e agilidade.

“Apoiar a evolução do setor de aluguel de veículos faz parte dos objetivos da ABLA e, sem dúvida, é isso o que estamos fazendo com essa parceria. Vamos ampliar a oferta de soluções de qualidade comprovada, a custos acessíveis tanto para as grandes empresas, como também para as pequenas e médias locadoras do nosso setor”, destaca o vice-presidente.

A iniciativa já está disponível para locadoras de todo o estado de São Paulo, com a expectativa de expandir a oferta para empresas de todos os estados brasileiros. A parceria entre o IQA e a ABLA também prevê novas iniciativas para o futuro focadas no setor de locação, incluindo certificações de processos e sistemas, treinamentos em qualidade e o uso de suas ferramentas.

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