A IVECO encerrou o primeiro semestre deste ano com duas comemorações importantes na sua história no mercado brasileiro. Alcançou 11,97% de participação nas vendas realizadas no mês de junho nos segmentos de caminhões e ônibus, seu melhor desempenho desde que se instalou no país. De acordo com os registros divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a IVECO atingiu em vendas acumuladas no primeiro semestre do ano 4.969 caminhões, com a participação de 9,87% do mercado e 463 ônibus, que totalizam 5.432 unidades e a participação recorde de vendas. O reflexo disso foi o crescimento também nas vendas totais de peças de 16,6%, com destaque para o aumento de 15,7% nas peças genuínas e de 68,6% na linha NEXPRO.
Márcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, declarou que os resultados foram alcançados dentro de um cenário desafiador enfrentado pelo segmento de transporte de cargas, fortemente impactado pela alta taxa de juros, baixa disponibilidade de crédito e entrada em vigor da fase de emissões Proconve P8 (também conhecida como Euro 6). Querichelli afirmou que o Brasil é um mercado de extrema importância onde a IVECO mantém sempre vultosos investimentos e em busca de novos caminhos para o transporte.
O executivo acrescentou que a empresa teve um primeiro semestre extremamente complexo, mas que, mesmo com as dificuldades, a Iveco conseguiu mostrar resiliência e alcançar resultados expressivos graças ao trabalho dos colaboradores, fornecedores e da rede de concessionários. “Acreditamos na redução da taxa Selic para os próximos meses. O Finame, linha de financiamento que no passado foi mecanismo propulsor das vendas de veículos comerciais pesados, pode voltar a ter um papel importante no setor. A intenção é que a linha do BNDES, aliada ao programa de renovação, ajude a destravar as vendas do segmento. Acreditamos muito no potencial do país e seguimos forte na missão de proporcionar o melhor TCO do mercado para os clientes”, afirmou Querichelli.
Com entusiasmo pelos resultados obtidos no semestre, Querichelli informou que a IVECO manterá seus programas de investimento e que todas as equipes da empresa trabalham em busca de novos caminhos para o transporte.
No segmento de veículos médios e semipesados, envolvendo modelos de 9 a 32 toneladas, a IVECO também apresentou crescimento expressivo no primeiro semestre com a linha Tector registrando o incremento de 3 pontos percentuais de participação do mercado no segmento de caminhões médios. Na categoria de veículos pesados, Querichelli considera que após o lançamento do S-Way, a empresa tem conquistado cada vez mais novos clientes. Informou que o veículo é o caminhão 100% conectado da marca, que oferece novas tecnologias, conforto e alta eficiência de consumo de combustível fatores que ajudaram a empresa comercializar todas as 1.000 primeiras unidades produzidas na fábrica de Sete Lagoas.
Querichelli considera que a proximidade com os clientes é fundamental para entender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas. Ressaltou que a Iveco investe em iniciativas como o IVECO ON, plataforma digital que facilita a comunicação, o suporte aos clientes e a expansão da linha NEXPRO, que oferece uma variedade de componentes e acessórios originais destinados a veículos da marca com mais de seis anos, com custos altamente competitivos. O presidente da Iveco acrescentou que as ações proporcionam uma nova experiência no relacionamento entre o cliente e a marca, o que acredita garantir que suas demandas sejam atendidas de forma eficiente e satisfatória.
Fonte: Truck & Bus Builder América do Sul