Iveco planeja expansão significativa nas vendas de caminhões a gás no Brasil

3 minutos de leitura

Desde 2019, a Scania domina o mercado de caminhões a gás no Brasil, com mais de 1 mil unidades vendidas. A Iveco, competidora direta, ainda tem uma presença tímida, com apenas 28 unidades vendidas para o Grupo Cetric em março deste ano. O modelo S-Way NG, movido a gás natural e biometano, foi apresentado na Fenatran 2022. Equipado com o motor FPT Cursor 13, de 460 cv, o caminhão tem capacidade total de 960 litros.

A Iveco planeja mudar esse cenário a partir de 2025. Marcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina, afirmou ao portal Transporte Moderno que espera um mercado maior e mais oportunidades de contratos naquele ano. Embora não tenha divulgado números, Querichelli mencionou que o Grupo Cetric estaria disposto a adquirir mais unidades se houvesse disponibilidade. O Grupo Cetric já opera com uma frota de 250 caminhões a diesel da Iveco.

No segundo semestre de 2024, a Iveco está focada nas vendas da versão elétrica do Daily, recém-lançada no Brasil. A partir de 2025, a montadora planeja intensificar as vendas de caminhões a gás. A fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais, está pronta para uma alta escala de produção desses veículos, que são produzidos sob demanda. Além do S-Way NG, há planos para introduzir o Tector NG, produzido em Córdoba, na Argentina, no mercado brasileiro.

A longo prazo, a Iveco almeja alcançar no Brasil uma participação de mercado para caminhões e ônibus a gás semelhante à da Europa, cerca de 80%, com mais de 50 mil veículos em operação.

Locação como Estratégia

Para expandir a frota de veículos a gás e elétricos no Brasil, a Iveco considera criar uma área dedicada ao aluguel de veículos. Querichelli mencionou que a empresa está em busca de parceiros para desenvolver um projeto de locação. Ele explicou que a Iveco está explorando uma startup que possa viabilizar o uso de veículos elétricos e a gás, ampliando o portfólio de produtos sustentáveis.

Na Europa, a Iveco já possui um departamento especializado em locação. No Brasil, a ideia é criar uma divisão adaptada às necessidades locais. Querichelli afirmou que o foco é na sustentabilidade e na busca por um equilíbrio entre rentabilidade e responsabilidade ambiental. Ele revelou que a Iveco criou um grupo interno para estruturar o processo de locação, com a missão de identificar oportunidades no mercado e alinhar-se às metas de sustentabilidade da empresa.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Jeep® celebra aniversário com grande feito: Renegade ultrapassa meio milhão de unidades vendidas no Brasil

Próximo

Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) - Seguro volta a subir em junho, impulsionado pela taxa de sinistralidade e venda de veículos

Pular para o conteúdo