- A Jaguar está retomando sua filosofia original de Copy Nothing. Após apresentar sua nova e ousada identidade visual no mês passado, o próximo passo em sua jornada de transformação é revelado sob a forma de um conceito de design visionário e distinto.
- O Jaguar Type 00 representa o melhor da Jaguar. Uma declaração audaciosa. Um objeto de desejo. Um conceito com formas ousadas e proporções exuberantes para inspirar os futuros modelos da marca.
- Único e diferente do convencional. Seu design visionário desafia os padrões tradicionais de veículos elétricos, apresentando capô alongado, linha de teto fluida, perfil fastback e rodas de liga leve de 23 polegadas, criando uma silhueta dramática.
- Type 00 apresenta a nova identidade vibrante da Jaguar. Os símbolos de mudança destacam a transformação, inspirada pela rica herança da Jaguar, incluindo o seu símbolo máximo, o famoso felino saltador, um emblema precioso da herança da marca.
- Uma nova face para a Jaguar. Superfícies alinhadas, tampa traseira sem vidro e teto panorâmico com vidros harmônicos ao corpo criam uma sensação de escultura.
- O Type 00 é apresentado em duas cores batizadas de Miami Pink e London Blue – a primeira reflete os icônicos cenários Art Déco de sua revelação, enquanto a segunda homenageia a herança britânica.
- O relançamento global da Jaguar durante a Miami Art Week enfatiza seu propósito como defensora da arte, celebrando a criatividade britânica e artistas emergentes.
- A transformação da Jaguar continuará com a revelação de seu primeiro carro de produção reinventado – um Gran Turismo elétrico de quatro portas – que será apresentado no final de 2025 e produzido no Reino Unido.
- O novo modelo utilizará a exclusiva Arquitetura Elétrica Jaguar (JEA) e terá como meta uma autonomia de até 770 km (WLTP) ou 430 milhas (692 km, EPA), além de oferecer 321 km (200 milhas) de recarga em apenas 15 minutos.
MIAMI – EUA, 03 de dezembro de 2024: A Jaguar apresenta a manifestação inconfundível, inesperada e dramática da marca, mais um grande momento da sua jornada de transformação. O Type 00 incorpora a filosofia criativa de Modernismo Exuberante da Jaguar, após a estreia da nova identidade de marca.
A estreia mundial deste conceito visionário na Miami Art Week – momento em que o sul da Flórida se torna o centro do mundo das artes por seis dias – antecipa o futuro da Jaguar, resgatando a filosofia original Copy Nothing, idealizada pelo fundador da marca, Sir William Lyons.
Adrian Mardell, Chief Executive Office, JLR, disse: “A magia da Jaguar é algo próximo ao meu coração – uma marca de luxo britânica original, incomparável em sua herança, arte e magnetismo emocional. Estamos resgatando essa essência da Jaguar e recriando o mesmo fascínio que cercou modelos icônicos como o E-type. Nossa jornada já começou, guiada pelo ethos original de ‘Copy Nothing’ – e os resultados serão espetaculares.”
Em Miami, a transformação da Jaguar para uma marca exclusivamente elétrica, com uma família de veículos de luxo altamente desejáveis e exclusivos, avança. Essa transição vai além dos produtos que a Jaguar projeta e desenvolve; trata-se de uma reinvenção completa da marca.
Rawdon Glover, Managing Director, Jaguar: “Criamos um novo caráter criativo e destemido para a Jaguar, fiel ao DNA da marca, mas voltado para o futuro, relevante e verdadeiramente único.”
Estreia mundial: Type 00
O Type 00 representa a nova filosofia criativa da Jaguar – o Modernismo Exuberante – em sua forma mais pura.
O prefixo “Type” homenageia o legado da marca, remetendo aos modelos pioneiros como o lendário E-type. O primeiro “zero” simboliza a ausência de emissões. O segundo “zero” representa sua posição como o carro inicial de uma nova linhagem.
O design desafia as convenções dos veículos elétricos, com capô longo, linha de teto fluida, rodas de liga leve de 23 polegadas, perfil fastback e traseira em estilo boat-tail, criando uma silhueta dramática e superfícies modernistas sofisticadas. Esse design foi possível graças à arquitetura exclusiva da Jaguar (JEA – Jaguar Electrical Architecture).
Professor Gerry McGovern OBE, Chief Creative Officer da JLR: “O Type 00 é uma expressão pura da nova filosofia criativa da Jaguar. Ele possui uma presença inconfundível, resultado de um pensamento criativo corajoso e irrestrito, e de uma determinação inabalável. É o marco inicial de uma nova família de Jaguars, com designs que jamais foram vistos antes, buscando o mais alto nível de realização artística”.
Modernismo Exuberante
A nova filosofia criativa da Jaguar baseia-se em três características fundamentais, presentes em todas as partes:
Exuberante: vibrante, destemida e sem inibições, refletida nos veículos e experiências que cria.
Modernista: voltada para o futuro, curiosa e inspirada pelo mundo, respeitando o passado sem ser limitada por ele.
Cativante: holística, sensorial e extraordinária, gerando conexões significativas com os clientes.
Capturando o espírito da Jaguar
O Type 00 é um prelúdio para uma futura geração de carros que resgatará o espírito e a essência da marca em sua melhor forma. O ponto de partida foi uma folha em branco, tanto do ponto de vista de design quanto de engenharia. Uma arquitetura nova e exclusiva, a JEA (Jaguar Electrical Architecture), foi desenvolvida do zero para viabilizar o design marcante do Type 00.
Essa plataforma tecnológica dedicada garantirá aos clientes uma experiência de direção cativante, com manuseio dinâmico e conforto de condução exemplar.
As mais recentes tecnologias de eletrificação e designs inspiradores farão com que os futuros modelos da Jaguar se destaquem em um mercado de veículos elétricos cada vez mais homogêneo.
O primeiro modelo de produção da nova geração será um Gran Turismo de quatro portas, com apresentação prevista para o final de 2025. Ele terá como meta uma autonomia de até 770 km (478 milhas) no ciclo WLTP ou 692 km (430 milhas) no padrão EPA, com uma única carga. Além disso, será possível adicionar até 321 km (200 milhas) de autonomia em apenas 15 minutos de recarga rápida.
Lojas exclusivas da marca
A essência da cultura da Jaguar ganhará vida em um seleto número de lojas exclusivas da marca, destinadas aos clientes ao redor do mundo. Esses ambientes oferecerão uma experiência imersiva no universo Jaguar. Isso será complementado por uma ampla rede global de varejistas de luxo. A primeira nova loja da marca Jaguar será inaugurada no coração do distrito de moda de luxo de Paris, o Triângulo Dourado, localizado no 8º arrondissement.
Exterior marcante
A nova identidade confiante combina superfícies verticais e alinhadas com o novo emblema da Jaguar no centro. Uma assinatura de luz frontal distinta e precisa destaca os cantos do carro, proporcionando amplitude e uma aparência sólida.
O perfil lateral é dominado por proporções ousadas, com o icônico jaguar, o felino saltador símbolo da marca, gravado a laser em um lingote de latão finalizado à mão em cada lado do carro. Esses lingotes se desdobram de forma teatral para revelar câmeras traseiras, que – assim como as entradas de ar frontais e os portos de carregamento – permanecem ocultos até serem necessários
A parte traseira mantém o tom imponente. Um porta-malas sem vidro e um teto panorâmico envidraçado, harmonizado com a carroceria, criam uma sensação de escultura. A elevação traseira é definida por gráficos horizontais distintos Strikethrough, que escondem luzes traseiras dramáticas de largura total, enfatizando o poder e a imponência do modelo Type 00.
Constantino Segui Gilabert, Diretor de Design Exterior da Jaguar, declarou: “Não há espaço para o comum na Jaguar. Quando você vê um novo Jaguar pela primeira vez, ele precisa transmitir um senso de admiração, como algo nunca visto antes. O Type 00 exige atenção, assim como os melhores Jaguars do passado. Ele possui uma presença dramática, canalizando um espírito único de criatividade e originalidade britânicas. Celebra a arte e encarna a essência do Modernismo Exuberante.”
Assim como dois modelos E-type marcaram presença em seu lançamento no Salão do Automóvel de Genebra em 1961, a revelação do Type 00 celebra duas interpretações contrastantes da nova visão de design da Jaguar.
Um modelo em Satin Rhodon Rose – apelidado de “Miami Pink”, uma homenagem aos tons pastéis da icônica arquitetura Art Déco de Miami. A cor foi inspirada no charme do tom rosado que o latão adquire com o passar do tempo.
Ao lado dele, brilha o impressionante Inception Silver Blue, conhecido como London Blue. Essa tonalidade evoca o clássico Opalescent Silver Blue dos anos 1960, escolhida para refletir com elegância as profundas raízes britânicas da Jaguar.
Interior cativante
Um par de portas borboleta impressionantes e um porta-malas estilo “pantógrafo” se abrem para revelar um interior modernista que reflete as proporções exuberantes do exterior. A cabine conta com três linhas finalizadas à mão que percorrem todo o comprimento do interior, destacando uma coluna central de 3,2 metros que divide dois painéis de instrumentos flutuantes.
Mary Crisp, Diretora de Materiais da Jaguar, declarou: “A ideologia de materiais para o Type 00 abraça elementos autênticos e inesperados, além de cores cativantes, com nossa nova filosofia criativa presente em cada detalhe. Trabalhamos com três materiais principais – latão, pedra travertino e têxteis – e a forma como os utilizamos transforma cada uma das peças em artes ousadas, criando uma atmosfera única.”
A suave pedra travertino funciona como um pedestal, apoiando os assentos flutuantes e a coluna central. Ela inspira a rica paleta de cores tonais em camadas do interior. Os tecidos contribuem para o senso de artesania. Uma mistura de lã tátil, inspirada em fios tecidos à mão, envolve os dois assentos, a barra de som e o piso.
Tom Holden, Chief Interior Designer, Jaguar, explica: “Assim como no exterior, as tecnologias retráteis são um marco no interior. Telas deslizam de forma silenciosa e teatral a partir do painel, deslizam suavemente quando solicitadas, revelando toques ocultos de cores exuberantes. Acreditamos que a tecnologia deve aprimorar a experiência de luxo moderno, sem dominar a arquitetura, e a tela digital no centro do painel é um exemplo claro dessa filosofia. O display Clearsight substitui o espelho retrovisor tradicional, melhorando significativamente a visibilidade geral”.
Uma experiência sensorial
O Type 00 é uma celebração dos sentidos. Seu teto envidraçado, harmonizado com o design do veículo, projeta padrões sutis nos materiais do interior, dando vida às texturas e transformando seu caráter ao longo do dia.
A equipe de design da Jaguar explorou novas formas de aprimorar o interior. Os ocupantes podem personalizar a cabine de acordo com seu estado de espírito usando o exclusivo Prism Case. O objetivo desse novo recurso é aprofundar a conexão entre o veículo e os passageiros, ampliando o conceito de customização e personalização. O Prism Case fica guardado atrás de uma porta lateral elétrica, meticulosamente projetada, e contém três totens feitos de materiais naturais – latão, travertino e alabastro. Juntos, eles criam uma nova experiência sensorial, convidando a todos a refletirem e a apreciarem sensações simples.
Ao posicionar um dos totens no console central, o interior se ajusta para refletir o material escolhido. Desde a iluminação ambiente, paisagens sonoras exclusivas até os gráficos personalizados nas telas, tudo é harmonizado com as propriedades do totem selecionado. Aromas desenvolvidos sob medida interagem com os materiais, proporcionando um nível de personalização sem precedentes.
Essa abordagem exuberante e artística de envolvimento dos sentidos também se estende às telas de exibição, onde as animações são criadas com a técnica criativa de Chiaroscuro, que utiliza luz e sombra para definir objetos tridimensionais.
Símbolos de transformação
O Type 00 apresenta a nova identidade da Jaguar por meio de símbolos poderosos que destacam a transformação da marca, todos inspirados na rica herança da Jaguar. Entre eles estão:
Marca icônica: A assinatura da Jaguar. Uma celebração marcante do modernismo – com formas geométricas, simetria e simplicidade – fundindo caracteres maiúsculos e minúsculos.
Marcas de artesão: O Leaper e o monograma da Jaguar. O Leaper é um símbolo precioso de origem. Sempre avançando, representa excelência e é o emblema da marca desde o início. Já o novo monograma é um motivo artístico discreto, que combina e repete os caracteres “j” e “r”, simbolizando uma obra completa.
Linha transversal (Strikethrough): Esse elemento gráfico linear gera uma presença inconfundível e cria uma identidade visual instantaneamente reconhecível da Jaguar, em qualquer lugar onde a marca apareça.
Cores exuberantes: O uso vibrante de cores é um dos pilares da nova identidade da Jaguar, com fortes ligações à arte. Sempre apresentadas com textura ou movimento, as cores reforçam a conexão artística da marca
Empreitada artística
A Jaguar construiu uma reputação de pensamento original, inspirada pela visão singular de seu fundador, Sir William Lyons, que acreditava que a Jaguar deveria ser uma cópia de nada (copy nothing) e que seus carros deveriam ser considerados obras de arte.
A marca apresentou sua reinvenção criativa na Miami Art Week, com uma série de espaços de galeria curados em dois locais. Como patrocinadora principal da Art Miami, a Jaguar apresentou “Jaguar. Exuberance” – uma exploração imersiva de sua nova linguagem visual dramática, incluindo obras originais de artistas emergentes. Além disso, no playground de moda e arquitetura do Miami Design District, a Jaguar revelou a instalação “Copy Nothing”, marcando a estreia global pública do Type 00.
Rawdon Glover, Managing Director, Jaguar, disse: “Nossa presença no Miami Design District é a personificação de tudo o que simboliza a nova Jaguar. Arte, cultura e criatividade em todas as suas formas são uma paixão para nós e para os nossos clientes.”