Com a popularização e a crescente preocupação das empresas em enquadrar suas operações em metas ambientais e de ESG, ter parceiros de negócios e soluções com o mesmo alinhamento se tornou imprescindível. Nesse movimento, a KINTO, empresa de soluções de mobilidade do Grupo Toyota, por meio de seus serviços de gestão de frotas (KINTO One Fleet), compartilhamento de veículos (KINTO Share) e de assinatura (KINTO One Personal), se destaca, uma vez que oferece aos seus clientes modelos híbridos e híbridos flex da Toyota, como o Corolla sedã e, com exclusividade, o SUV Corolla Cross, primeiros modelos com essa tecnologia fabricados no Brasil.
Para o sistema de gestão de frotas, o uso de veículos híbridos está diretamente relacionado à preocupação com metas ambientais. Nos últimos seis meses o KINTO One Fleet teve em média, 20 novas unidades híbridas contratadas por mês, o que mostra o crescente interesse pela tecnologia e suas facilidades, que incluem menor gasto com combustíveis.
Entre as principais empresas que optam por ter em sua frota veículos híbridos, os destaques são os prestadores de serviços, consultores empresariais e financeiros.
Como a preocupação com o meio ambiente, a necessidade de diminuir o gasto com combustíveis e a busca de maior eficiência não são exclusivas de empresas, a KINTO, por meio do KINTO Share também percebe um crescente interesse das pessoas físicas pelos modelos eletrificados. Entre os aluguéis realizados, 31% são de modelos híbridos. Essa procura sinaliza uma porta de entrada para esse mundo, uma vez que é possível experimentar o carro e conhecer melhor sua funcionalidade mediante aluguel, antes de tomar a decisão de efetivamente comprar o veículo, por exemplo.
Desde o início da comercialização do Prius, em 1997, a Toyota é pioneira em oferecer veículos eletrificados aos seus clientes, e a KINTO se destaca neste mercado de mobilidade por ter em sua frota a disponibilidade dos veículos da marca e também da Lexus, que tem um portfólio 100% híbrido no País. Na tecnologia híbrida e híbrida flex a recarga dos motores elétricos é feita automaticamente, durante o uso, o que retira da equação a preocupação com a infraestrutura de abastecimento, principalmente longe dos grandes centros urbanos.
“A busca das pessoas e empresas por soluções mais verdes, eficientes e práticas tem sido um grande motivador para a crescente demanda de veículos eletrificados. Entendemos que esse movimento é contínuo e já estamos preparados para isso, auxiliando na popularização da tecnologia por meio do KINTO Share. Somos uma empresa que gera soluções de mobilidade, e oferecer veículos mais limpos aos nossos clientes faz parte do nosso propósito”, explica Roger Armellini, diretor de mobilidade da Toyota e comercial da KINTO.
O incentivo aos HEVs faz parte do compromisso da Toyota de reduzir as emissões de carbono de seus produtos e serviços. Por isso, a fabricante tem investido em soluções variadas e planeja ter uma versão híbrida para todos os veículos de sua frota até 2025. Hoje as opções incluem o RAV4 e linha Lexus, além do Corolla e Corolla Cross, equipados com a tecnologia híbrida flex, que permite o uso de etanol como combustível e emite 78% menos CO2, quando comparamos a um veículo flex convencional, de acordo com estudo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única).