Nos primeiros sete meses de 2024, a produção de ônibus cresceu quase 10% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em julho, o aumento em relação a junho de 2023 foi de 43,9%, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
Esse desempenho pode ser sentido pelo volume de negócios realizados pela Marcopolo na Lat.Bus, maior evento do segmento do transporte rodoviário de passageiros da América Latina. De acordo com Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, foram 472 pedidos fechados de micros e rodoviários das marcas Marcopolo e Volare.
“O mercado de ônibus está mais aquecido do que no ano passado, em quase todos os segmentos. Apenas no escolar é que a demanda está abaixo da esperada. Se os pedidos do programa Caminho da Escola estivessem acontecendo em um ritmo maior, a produção brasileira superaria as 24 mil unidades neste ano”, explica o executivo.
Na Lat.Bus, a Marcopolo fechou a venda de 194 rodoviários, dos quais 106 da Geração 8 e cerca de 90 Viaggio 1050. Da marca Volare, foram 278 unidades, sendo 149 somente do novo Fly 12, 35 dos novos modelos Attack 8 Robust e Attack 10, além de outras 94 unidades do atual portfólio.
“Realmente, o desempenho de vendas na Lat.Bus foi acima das nossas expectativas, sobretudo dos modelos recém-lançados, como o Viaggio G8 1050 e os modelos Volare Attack 8 Robust, Attack 10 e Fly 12. Além disso, o nosso inédito Volare Attack 9 elétrico híbrido a etanol e o Attivi Integral despertaram grande interesse do mercado”, finaliza Ricardo Portolan.
Fonte: Secco Consultoria de Comunicação