MEMA Aftermarket, Auto Care Association, CAR (Consumer Access to Repair) Coalition e Specialty Equipment Market Association (SEMA ) aplaudem os representantes dos Estados Unidos Neal Dunn (R-FL), Brendan Boyle (D-PA-02), Warren Davidson (R-OH-08) e Marie Gluesenkamp Perez (D-WA-03) por reintroduzirem o ‘ Direito a Lei de Reparação Profissional e Equitativa da Indústria Automóvel (REPAIR) – HR 906. A legislação garantirá a preservação da escolha do consumidor, um mercado justo e operação contínua com segurança dos 292 milhões de veículos registrados de passageiros e comerciais do país, 70% dos quais são garantidos por oficinas independentes.
A Lei de REPARAÇÃO prepõe:
- Preservar o acesso do consumidor a reparos de veículos acessíveis e de alta qualidade , garantindo que os proprietários de veículos e seus reparadores de escolha tenham acesso às ferramentas e aos dados de reparo e manutenção necessária à medida que os veículos continuem a se tornar mais avançados.
- Garanta o acesso a ferramentas e informações críticas de reparo. Todas as ferramentas e equipamentos; transmissão sem fio de dados de reparo e diagnóstico; e o acesso a sistemas telemáticos e de diagnóstico a bordo necessários para reparar um veículo deve ser disponibilizado à indústria reparadora independente.
- Garantir a segurança cibernética, permitindo que os fabricantes de veículos protejam os dados gerados pelos veículos e observem que a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) segue padrões de como os dados gerados pelos veículos solicitados para o reparo podem ser acessados com segurança.
- Oferecer transparência aos consumidores, que os proprietários de veículos sejam atendidos e possam escolher onde e como reparar seu veículo.
- Criar um comitê consultivo de partes interessadas e fornecer a eles autoridade estatutária para fornecer recomendações à FTC sobre como lidar com as barreiras emergentes ao reparo e manutenção de veículos.
- Fornecimento de fiscalização contínua ao estabelecer um processo para consumidores e oficinas de relatórios independentes registrarem reclamações junto à FTC sobre suposta violação dos requisitos da lei e uma exigência de que a FTC aja dentro de cinco meses após uma reclamação.
À medida que a tecnologia veicular continua avançando, novas barreiras para um mercado competitivo de reparo automotivo estão surgindo. Essas barreiras limitam a escolha do consumidor sobre onde consertar seus veículos motorizados e aumentar o custo de reparo e manutenção dos veículos. A REPAIR Act reduzirá essas barreiras, colocando os interesses dos consumidores em primeiro lugar.
O deputado Dunn é membro do Comitê de Energia e Comércio da Câmara, que é responsável por questões de proteção ao consumidor (entre vários outros apresentados) e é para onde o projeto de lei foi encaminhado.
“Quando se trata de seus veículos, os consumidores desejam opções”, disse o representante Dunn. “A Lei REPAIR daria aos proprietários, incluindo as comunidades rurais do meu distrito, acesso seguro a dados críticos para que o centro de serviço de sua escolha pudesse substituir peças e consertar seus veículos. Tenho orgulho de apoiar a concorrência na indústria de importar veículos e esta importante legislação.”
“Existem centenas de mecânicos de bairro na Filadélfia”, disse o representante Boyle. “A última coisa que esses pequenos empresários precisam é ser impedidos de ganhar a vida. Essa legislação não apenas protege as relações comerciais entre os proprietários de automóveis e seus mecânicos, mas também garante que os consumidores continuem a ter mais opções sobre onde ir para reparos”.
“Ao proibir os proprietários de veículos de acessar e compartilhar os dados gerados por eles, os fabricantes impedem que os consumidores acessem oficinas terceirizadas”, disse o representante Davidson. “Os proprietários de veículos americanos têm o direito de controlar seus dados e o direito de acessar oficinas, ferramentas e peças de terceiros”.
“As famílias trabalhadoras da zona rural da América não podem tirar um dia de folga para dirigir o carro até um reparo caro. A REPAIR Act é uma solução bipartidária para melhorar as leis de acesso a dados de veículos para dar às famílias trabalhadoras mais opções de reparo quando seus carros quebram”, disse o representante Gluesenkamp Perez . “Agradeço os representantes Dunn, Boyle e Davidson por sua liderança nesta questão e espero trabalhar de maneira bipartidária para melhorar as leis de reparo para famílias que trabalham para viver.”
O projeto de lei é apresentado em um momento significativo para a escolha no reparo. Em novembro de 2020, os motoristas de Massachusetts expressaram de forma esmagadora seu apoio à Questão 1 da cédula (também conhecido como Direito de Consertar) com 75% dos votos, o que preserva seu direito como proprietários de veículos de ter acesso e controle dos dados mecânicos de seus veículos necessários para o serviço. e consertar nas oficinas de sua escolha. Em maio de 2021, a FTC divulgou seu relatório Nixing the Fix , que destacou as barreiras que os fabricantes de veículos instituíram para suprimir o direito do consumidor de consertar. A FTC apoia fortemente a expansão das opções de reparo do consumidor e encontrou “evidências escassas” para restrições de reparo impostas por fabricantes de equipamentos originais. Em julho de 2021, o presidente Biden emitiu o “Promoting Competition in the American Economy” , ordem executiva que encorajou a FTC a lidar com as restrições de lidar anticompetitivas. Em dezembro de 2022, o Digital Fair Repair Act foi assinado pela governadora de Nova York, Kathy Hochul, e, em janeiro de 2023, a John Deere assinou um MOU com a American Farm Bureau Federation.
O REPAIR Act é o único projeto de lei que aborda as restrições de manutenção e reparo de veículos, incluindo veículos pesados dos quais a economia dos EUA depende para o transporte de carga.
As empresas de reparação automotiva podem instar os legisladores em seus distritos a também co-patrocinarem o projeto de lei visitando repairact.com .
Fonte: Autocare