Diferencial será oferecido ao cliente compondo três novidades: soluções de rastreamento, nova arquitetura eletrônica e atualizações do sistema ADAS
A Scania possui caminhões reconhecidamente confiáveis. A partir da Fenatran 2024, a fabricante irá além: oferecerá o caminhão rodoviário mais seguro do mercado. Isso será possível com um trio de novidades: rastreamento, nova arquitetura eletrônica e atualizações do sistema ADAS.
“Vamos elevar o nosso patamar de tecnologia com o que chamamos de segurança ativa. Mais de 70% dos acidentes são causados por distração humana. Na sétima geração eletrônica Scania, sensores capazes de detectar veículos, ciclistas e pedestres trabalham em combinação com dados de comportamento do motorista prevendo condições de risco e alertando o condutor e o gestor de frota. Essas e outras novidades estarão disponíveis aos clientes a partir de abril de 2025”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
Nova arquitetura eletrônica
A partir de abril de 2025, todos os caminhões sairão de fábrica com a sétima geração eletrônica Scania. Com ela, a fabricante traz uma inovação tecnológica que engloba, além da reconstrução completa do painel, um módulo que permite envio de dados para rastreamento, monitoramento e imobilização do caminhão.
“Será possível o envio de dados do caminhão à gestoras de risco e centrais de monitoramento, permitindo que alertas sejam emitidos aos motoristas. Cito dois exemplos para explicar. O primeiro pode ser o envio de dados como acionamento do limpador de para-brisas, indicando que o motorista conduz em regime chuvoso, e a central de monitoramento de posse dessa informação poderá gerar um alerta para a redução de velocidade. O segundo caso, é um sinal de abertura de portas, que poderá indicar a presença de um estranho no caminhão, e a central optar pelo bloqueio total do veículo. O envio de sinais de acoplamento e desacoplamento da carreta também evitarão o roubo da carga”, diz Gallao.
O novo painel de instrumentos digital tem 12,3” e oferece dois modos de visualização: o completo e o minimal. Na versão mais abrangente, apresenta informações intuitivas sobre o caminhão e o implemento, enquanto o modo minimal, inspirado na aviação, exibe apenas os dados essenciais para a operação. Indicado, principalmente, em viagens noturnas para o motorista manter o foco na direção. As opções de multimídia são sempre touchscreen, disponíveis em duas versões de 10,1” ou 12,9”, e contam com botões físicos para maior praticidade.
É importante ressaltar que a nova arquitetura eletrônica vem com cibersegurança, protegendo os dados de motoristas, empresas e gestores contra ataques de hackers. Será possível ao caminhão a atualização Over The Air, similar as de softwares feitas nos aparelhos celulares. Com essa tecnologia, a fabricante permite atualizações remotas sem necessitar do deslocamento até a concessionária Scania, aumentando diretamente a disponibilidade do veículo.
Novo Sistema ADAS
O tradicional sistema de segurança ADAS ganhou melhorias. O novo ADAS teve todos os sensores ativos, que previnem acidentes, melhorados com a chegada da nova arquitetura eletrônica. O sistema traz três atualizações de funções, além de três novas funções. Portanto, um total de seis novidades.
A fabricante sueca promoveu aprimoramentos no Sistema de Monitoramento de Atenção do Motorista (de série), nos Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Lateral (opcional) e no Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (opcional).
O Sistema de Monitoramento de Atenção do Motorista está ainda mais preciso. O caminhão acompanha o comportamento e a interação do condutor com o veículo e caso reconheça que ele está sonolento, por exemplo, ou com falta de atenção, emite um aviso no painel. Segundo item atualizado: maior precisão nos Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Lateral detectando pessoas ou objetos menores para aumentar a segurança durante a condução. Já no Sistema de Monitoramento da Pressão e temperatura dos Pneus, nesta nova geração, foi possível a inclusão das informações do conjunto completo no painel digital, ou seja, de todos os sensores da composição (semipesado, pesado, chassi rígido ou cavalo e agora também do implemento), permitindo a redução de custos com pneus e aumento na economia de combustível.
O ADAS na geração sete recebe Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Frontal (passa a ser de série), Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Traseiro (opcional), além de Sistema de Informação de Velocidade da Via (opcional).
Os Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Frontal poderá detectar pedestres e, até mesmo, animais à frente do caminhão. Já os Sensores e Assistentes de Ponto Cego e Usuário de Estrada Vulnerável – Traseiro traz uma câmera acoplada quando é acionada a marcha à ré para emitir avisos caso seja identificada a presença de uma pessoa, animal ou objeto. E o terceiro destaque é o Sistema de Informação de Velocidade da Via, que traz uma câmera que fará a leitura das placas indicativas, ao longo da viagem, e alertará o motorista caso ele exceda a velocidade máxima permitida.
A interface segura Scania para integração de rastreadores e câmeras
Com a crescente demanda por segurança nas estradas, a instalação de rastreadores, bloqueadores e câmeras se tornou essencial. “Ouvimos nossos clientes e desenvolvemos, junto aos nossos parceiros, uma nova interface que agiliza o processo de instalação desses dispositivos, mantendo a qualidade e a garantia de fábrica. Os grandes embarcadores e as gestoras de risco demandam a instalação destes equipamentos. Diante disso, trouxemos esta novidade para que estejamos integrados aos sistemas das principais empresas deste segmento de forma estruturada. Não será necessária a alteração de chicotes elétricos, corte e derivações”, salienta Gallao.
As empresas parcerias da Scania são: Autotrac, Michelin Connected Fleet (Sascar), Omnilink, Ravex, SIGhRA, Maxtrack e Trucks Control.
Os equipamentos de rastreamento e monitoramento das empresas parceiras são integrados à rede CAN do caminhão. “Essa agregação faz com que se tornem parte da arquitetura eletrônica original e, portanto, caso sejam removidos, o caminhão será imobilizado automaticamente”, diz Gallao. “Portanto, estamos inovando para tornar nossos caminhões os mais seguros e conectados do mercado. Integramos tecnologia, segurança – para o motorista e terceiros – e a possibilidade de equipar novos acessórios sem comprometer futuramente o veículo”, conclui o diretor.