Litens destaca características e funcionamento do tensionador V para híbridos

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Projeto inovador do tensionador V, produzido no Brasil exclusivo para o sistema MHEV, incorpora uma nova tecnologia para atender às exigências específicas dos veículos híbridos, proporcionando maior eficiência e desempenho.

Desenvolvedora da tecnologia que equipa os primeiros motores MHEV no Brasil, a Litens orienta sobre a função do tensionador produzido nacionalmente para os novos modelos Fiat Pulse T200 Hybrid e Fiat Fastback T200 Hybrid.

Bruno Fragoso, diretor da Litens Brasil e vice-presidente global de vendas e marketing da Litens Automotive, explica que o funcionamento do tensionador V foi projetado para atender às necessidades do sistema híbrido, sendo mais exigido que o modelo a combustão porque trabalha em conjunto com a máquina elétrica sempre que o veículo acelera (Boost mode) e desacelera (Regen mode). “O tensionador do veículo a combustão comum tem a função de garantir os níveis adequados de tensão. Já no sistema meio híbrido (Belt Starter Generator), a máquina elétrica substitui o motor de partida, tornando-o mais dinâmico e exigindo mais do tensionador”, comenta. Esse projeto desenvolvido pelo time de engenharia do Brasil é único. “A nossa engenharia esteve à frente do projeto por quatro anos para criar uma solução específica que atendesse a esta tecnologia. Tudo foi dimensionado especialmente para esse motor. Somos uma empresa com know how em soluções técnicas dedicadas”, afirma Fragoso.

Outra diferença é que o tensionador a combustão se movimenta aplicando tensão em uma única direção, enquanto o modelo em V para motor MHEV trabalha de forma mais dinâmica em duas direções, sendo mais exigido.

O tensionador V muda de posição de acordo com o funcionamento do BSG. Em baixa rotação, funciona para garantir que o motor elétrico e o sistema funcionem juntos, portanto precisa de robustez e flexibilidade. “É uma tecnologia totalmente diferente do tensionador à combustão porque com o sistema híbrido o tensionador acaba tendo uma função muito mais relevante do que no modelo convencional só a combustão”, conta.

A produção dos tensionadores em V já teve início na planta de Atibaia, onde a empresa inaugurou, no ano passado, laboratório de engenharia, para ganhar agilidade na realização de avaliações e validações das linhas de produtos, como tensionadores para veículos a combustão e híbridos, além de rolamentos de polias.

Os novos tensionadores V e outros lançamentos estarão no estande da Litens na Automec, de 22 a 26 de abril, no Expo São Paulo, em São Paulo-SP.

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