Luiz Sergio Alvarenga deixará o Sindirepa São Paulo em dezembro de 2024

/
7 minutos de leitura

É com orgulho e satisfação de missão cumprida que Luiz Sergio Alvarenga comunica sua despedida, em dezembro de 2024, da entidade Sindirepa São Paulo. Foram mais de três décadas dedicadas ao desenvolvimento do setor de reparação de veículos no Estado de São Paulo e no Brasil.

Ainda jovem, Alvarenga pôde se espelhar e aprender com figuras importantes do Aftermarket automotivo. Citando alguns in memoriam: Franz Heimer (BOSCH), Mauricio Barbalho (LUK), Roberto Salvador Scaringella (CET/CONTRAN/SECRETARIA DE TRANSPORTES), Geraldo Luiz Santo Mauro (SINDIREPA), Theo Jaggi (SINDIPEÇAS), Milton Simões (RETÍFICA MM) e Romeu Passadore (OFICINA PASSADORE). Além deles, inúmeros outros profissionais que ainda estão em atuação no mercado permitiram que Alvarenga iniciasse seu desbravamento em um setor ainda acanhado em suas aspirações. Nominá-los seria indelicado por deixar alguém de fora.

Atuou como defensor dos interesses do setor em várias frentes, liderando consultas públicas e dialogando com entidades governamentais, procurando estar na vanguarda do debate, assegurando que as vozes dos profissionais de reparação automotiva fossem ouvidas e consideradas nas arenas decisórias.

Década de 1990

  • 1988: Início no setor automotivo, assessorando a antiga ABRAVE – Associação Brasileira da Distribuição de Veículos Automotores no assunto da ITV – Inspeção Técnica de Veículos.
  • 1989: Viajava por todo o Estado de São Paulo e Brasil coordenando palestras técnicas com a indústria de autopeças. Já era um profundo conhecedor da Inspeção Técnica de Veículos, adquirida nos estudos científicos do antigo TOURING CLUB.
  • 1990: Participou oficialmente do PBQP – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, onde começou a entender os princípios da qualidade e já formava ideias que culminariam mais tarde em normas ABNT de serviços automotivos e na certificação de oficinas pelo Inmetro.
  • 1992: Ingressou no Conselho do Comitê Brasileiro Automotivo CB-05 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e criou o Subcomitê Setorial de Reparação, Manutenção e Serviços.
  • 1995: Fundou, juntamente com outras instituições, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva e criou a certificação de retífica de motores e oficinas de reparação de veículos.
  • 1996: Atuou ativamente junto à ASE – Automotive Service Excellence nos Estados Unidos e trouxe a certificação de profissionais da reparação de veículos para o Brasil.
  • 1997: Desenvolveu junto ao SENAI-SP a primeira turma de empresários de oficinas para participar do curso de autotrônica na University of South Florida.
  • 1997: Participou dos trabalhos de elaboração da Lei 9.503, que criou o novo Código de Trânsito Brasileiro.
  • 1999: Coordenou a comissão que elaborou a primeira norma ABNT de serviços automotivos.

Década de 2000

  • 2000: Nasce a consultoria Alvarenga Projetos Automotivos e, na condição de terceiro, continua prestando serviço ao Sindirepa SP no formato part-time.
  • 2000: Participou ativamente nos trabalhos do SENAI nacional, que culminou na Norma Técnica ABNT – Qualificação de mecânico de manutenção, permitindo depois escorar a certificação de mecânicos do IQA.
  • 2001: Trouxe para o Brasil o modelo de capacitação em gestão de oficinas dos Estados Unidos, AMI – Automotive Management Institute, e realizou o primeiro evento desta natureza no Brasil.
  • 2002: Trabalhou fortemente na união das entidades da reparação de veículos da América Latina e criou a ALAREPA – Asociación Latino Americana para el Desarrollo de la Reparación Automotriz.
  • 2003 a 2009: Realizou missões técnicas, feiras e intercâmbio profissional com entidades e empresas do setor nos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Inglaterra, França, Panamá, Argentina, Uruguai, Colômbia e China.
  • 2006: Coordenou o primeiro curso do então Instituto da Qualidade Automotiva dentro da FEI – Faculdade de Engenharia Industrial.
  • 2006: Iniciou os trabalhos de assessoria do mercado de reposição no SINDIPEÇAS.
  • 2007: Participou ativamente da implantação da Inspeção Veicular Ambiental no município de São Paulo.
  • 2008: Ingressou como Diretor de Assuntos Institucionais na AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva.

Década de 2010

  • 2010: Fortaleceu o relacionamento com a AAIA – Automotive Aftermarket Industry Association nos Estados Unidos e aprofundou o entendimento sobre o E-commerce Standards for the Aftermarket.
  • 2012: Já na condição de consultor, dividiu sua função assumindo a diretoria executiva da ANDAP – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças.
  • 2014: Desenvolveu a Lei nº 15.297, que estabelece normas básicas a serem seguidas pelas oficinas mecânicas, carinhosamente nomeada de LEI ALVARENGA.
  • 2017: Liderou o processo de cooperação entre as entidades da reparação de veículos da Argentina e Uruguai, atuando como secretário-geral.
  • 2018: Expandiu o tema do Aftermarket automotivo no SEBRAE-SP.

Década de 2020

  • 2020: Iniciou sua atuação no SINCOPEÇAS SP e SINCOPEÇAS BRASIL, fechando o ciclo de entendimento de todos os elos que formam os canais do mercado de reposição automotivo.
  • 2021: Ingressou no movimento global do Aftermarket ASSOCIATIONS IN MOTION, com mais de 20 países, liderado pelos Estados Unidos e Europa.
  • 2023: Participou da criação da Aliança Aftermarket Automotivo Brasil, reunindo entidades do canal independente do Aftermarket e transitando a participação do Sindirepa para a Aliança no ASSOCIATIONS IN MOTION.

Depois de acumular esses anos de experiência no Aftermarket, Luiz Sergio Alvarenga dedica-se atualmente à sua consultoria, assim como ao aprendizado contínuo sobre este complexo mercado de reposição automotivo. Ele é eternamente grato às oficinas, varejistas, distribuidores, concessionárias, indústrias de autopeças, montadoras de veículos e à imprensa especializada.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

NGK recomenda quatro cuidados para uma manutenção segura pré-férias

Próximo

ZF impulsiona inovação em veículos comerciais para transformar o futuro dos transportes

Pular para o conteúdo