Manutenção preventiva evita paradas não programadas e mantém segurança do veículo

Peças danificadas ocasionam paradas nas vias e o desgaste de peças podem comprometer outros componentes do sistema automotivo

//
2 minutos de leitura

Para prevenir falhas ou a parada inesperada do veículo é fundamental fazer a manutenção preventiva, pois, além de evitar a utilização de guincho para a remoção do automóvel, pode também impedir o desgaste prematuro de alguns componentes. Afinal, o desgaste de uma peça pode comprometer outros itens dos sistemas automotivos. “Trocar a peça no tempo adequado elimina o risco do motorista ficar a pé devido a uma pane mecânica”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Silva alerta também para o a questão da segurança já que algumas peças, quando comprometidas, podem ocasionar falhas inesperadas e colocar em risco a segurança do veículo, como itens do sistema de freios, suspensão, direção e outros. “A falta de eficiência dos freios ou o comprometimento de peças da suspensão e direção  configuram riscos no trânsito”, comenta.

Há também o fator da economia. “A manutenção preventiva pode fazer com o dono do veículo economize. Na maioria das vezes a prevenção é uma maneira efetiva de evitar gastos  desnecessários.

A recomendação é consultar o manual do veículo para verificar o período da revisão dos componentes e contar também com o mecânico de confiança já que as revisões dependerão das condições das vias que o veículo trafega, das diferentes necessidades de uso de cada proprietário e até da forma de dirigir.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

FORD – após 1 ano do fechamento no Brasil é uma das marcas mais próximas das oficinas independentes

Próximo

Mercado de veículos elétricos leves no Brasil em alta

Pular para o conteúdo