Os lançamentos de novos modelos de carros elétricos estão entre as principais atrações o Shanghai Auto Show 2021, na China, primeiro grande evento automotivo realizado no mundo após o início da pandemia de Covid-19.
A feira acontece até o dia 28 de abril, com lançamentos da Mercedes-Benz, BMW e as chinesas BYD – que tem o milionário Warren Buffet como investidor – e Evergrande.
Além das novas tecnologias e o design, a autonomia da carga de bateria é um diferencial que as montadoras destacam para se diferenciar da concorrência.
Com promessa da própria fabricante de chegar ao Brasil, mas sem data confirmada, o BMW iX SUV é considerado um veículo leve por ter a maior parte da carroceria composta por plástico reforçado com fibra de carbono, permitindo alcançar cerca de 480 Km por carga.
Já o Mercedes EQS 580 4MATIC quer fazer frente à Tesla – vedete do mercado de elétricos, mas que apostou em modelos populares no salão chinês –, com alcance de 770 Km por carga.
Quem também está de olho na Tesla, do milionário Elon Musk, é a BYD, que tem Warren Buffet, outro da lista dos mais ricos do mundo, como investidor. A novidade da montadora é a série Han, com três carros elétricos e um híbrido, todos modelos de luxo, com autonomia de 603,5 km. O nome da linha de veículos é uma homenagem à dinastia que dominou o território chinês por mais de 425 anos na transição de Antes da Era Comum para a Era Comum.
Já a Evergrande, gigante do mercado chinês com atuação em diversas áreas, anuncia a produção em larga escala do sedan de luxo Hengchi 1, que terá alcance de 760 Km – perto do modelo da Mercedes-Benz – para 2022.