Desenvolvido pela Marcopolo com foco na descarbonização do transporte e movidos a combustíveis renováveis, o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, será apresentado, no dia 11 de setembro, no CTR (Centro Tecnológico Randon), em Caxias do Sul, a 80 participantes do 6° Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana.
Ação faz parte de uma atividade paralela ao evento da SAE BRASIL, Seção Caxias do Sul e envolverá ainda o teste de impacto de pêndulo de uma tonelada em um módulo estrutural representativo de um veículo Marcopolo Attivi, visando representar um impacto traseiro em um ônibus elétrico e gerar dados para calibração de um modelo numérico, comprovando a superior segurança estrutural do modelo.
“A Marcopolo tem investido muito no desenvolvimento de produtos cada vez mais seguros, eficientes, modernos, sustentáveis e disruptivos. O Attivi Integral é um importante exemplo de tecnologia de ponta desenvolvida pelos engenheiros brasileiros”, destaca Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo. “Poder demonstrar todo o nosso avanço em pesquisa e inovação para associados da SAE BRASIL é uma oportunidade única para incentivar o desenvolvimento local de tecnologias”, complementa.
O Attivi Integral é desenvolvido totalmente no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais, inclusive de baterias e componentes eletroeletrônicos, e tem um conceito inovador para o transporte coletivo urbano.
O veículo tem capacidade para transportar 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas no entre eixos do lado esquerdo, ar-condicionado, e bateria com autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas. Conta também com um painel exclusivo, com design inédito, privilegiando a visibilidade e segurança.
Teste de impacto de pêndulo
Assim como promoveu de maneira inédita no primeiro semestre deste ano, o primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico, a Marcopolo vai realizar um teste de impacto de um pêndulo de uma tonelada na traseira de um veículo Attivi Integral. O objetivo é demonstrar os mais elevados níveis de segurança passiva do modelo 100% elétrico, sobretudo na parte traseira onde normalmente ficam localizadas as baterias, garantindo total segurança para os ocupantes do veículo. A engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que, absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.
6° Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana
O Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana 2024 apresentará cases de Sistemas de Mobilidade, com o objetivo de buscar referências e debater modelos aplicados às melhorias da Mobilidade Urbana. Também serão abordadas tendências tecnológicas na mobilidade e tecnologias sustentáveis de propulsão.
Com foco no transporte coletivo de pessoas, o simpósio busca conhecer e avaliar as possibilidades de adequação das cidades com foco em Mobilidade Urbana, contribuindo assim para o uso do transporte racional e sustentável. O evento é dirigido a engenheiros e profissionais do setor automotivo e das áreas de urbanismo, gerenciamento e operadores de sistemas de transporte, além da comunidade acadêmica, entidades ligadas à área e governo.
Fonte: Secco Consultoria de Comunicação