Marcopolo promove demonstração de suas soluções para descarbonização do transporte

Fabricante colocará seu veículo Attivi Integral em demonstração em atividade paralela ao 6° Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana. Teste de impacto de pêndulo de uma tonelada demonstrará segurança passiva do ônibus Attivi Integral

4 minutos de leitura

Desenvolvido pela Marcopolo com foco na descarbonização do transporte e movidos a combustíveis renováveis, o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, será apresentado, no dia 11 de setembro, no CTR (Centro Tecnológico Randon), em Caxias do Sul, a 80 participantes do 6° Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana.

Ação faz parte de uma atividade paralela ao evento da SAE BRASIL, Seção Caxias do Sul e envolverá ainda o teste de impacto de pêndulo de uma tonelada em um módulo estrutural representativo de um veículo Marcopolo Attivi, visando representar um impacto traseiro em um ônibus elétrico e gerar dados para calibração de um modelo numérico, comprovando a superior segurança estrutural do modelo.

“A Marcopolo tem investido muito no desenvolvimento de produtos cada vez mais seguros, eficientes, modernos, sustentáveis e disruptivos. O Attivi Integral é um importante exemplo de tecnologia de ponta desenvolvida pelos engenheiros brasileiros”, destaca Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo. “Poder demonstrar todo o nosso avanço em pesquisa e inovação para associados da SAE BRASIL é uma oportunidade única para incentivar o desenvolvimento local de tecnologias”, complementa.

O Attivi Integral é desenvolvido totalmente no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais, inclusive de baterias e componentes eletroeletrônicos, e tem um conceito inovador para o transporte coletivo urbano.

O veículo tem capacidade para transportar 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas no entre eixos do lado esquerdo, ar-condicionado, e bateria com autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas. Conta também com um painel exclusivo, com design inédito, privilegiando a visibilidade e segurança.

Teste de impacto de pêndulo

Assim como promoveu de maneira inédita no primeiro semestre deste ano, o primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico, a Marcopolo vai realizar um teste de impacto de um pêndulo de uma tonelada na traseira de um veículo Attivi Integral. O objetivo é demonstrar os mais elevados níveis de segurança passiva do modelo 100% elétrico, sobretudo na parte traseira onde normalmente ficam localizadas as baterias, garantindo total segurança para os ocupantes do veículo. A engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que, absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.

6° Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana

O Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana 2024 apresentará cases de Sistemas de Mobilidade, com o objetivo de buscar referências e debater modelos aplicados às melhorias da Mobilidade Urbana. Também serão abordadas tendências tecnológicas na mobilidade e tecnologias sustentáveis de propulsão.

Com foco no transporte coletivo de pessoas, o simpósio busca conhecer e avaliar as possibilidades de adequação das cidades com foco em Mobilidade Urbana, contribuindo assim para o uso do transporte racional e sustentável. O evento é dirigido a engenheiros e profissionais do setor automotivo e das áreas de urbanismo, gerenciamento e operadores de sistemas de transporte, além da comunidade acadêmica, entidades ligadas à área e governo.

Fonte: Secco Consultoria de Comunicação

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Fras-le desenvolve E-Books para mecânicos

Próximo

Segunda edição do Congresso AutoASERV acontece nos dias 4 e 5 de outubro com duração maior e palestrantes renomados