Para garantir aos mais elevados níveis de segurança passiva do seu ônibus 100% elétrico Attivi Integral, a Marcopolo realizou, de maneira inédita no Brasil, o primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico. O resultado demonstrou que a estrutura do modelo oferece resistência a impactos acima do exigido pelas normas existentes, sem quaisquer danos às baterias e sem risco algum para os ocupantes do veículo.
Os ônibus elétricos têm sua utilização predominantemente no trânsito urbano e as baterias são normalmente instaladas na parte traseira do veículo. Como no trânsito urbano existe uma maior incidência de acidentes com colisões traseiras, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que, absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.
“Decidimos realizar o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico por vários motivos. Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, porque é no trânsito urbano existe uma maior incidência de colisões traseiras”, explica Luciano Resner, Diretor de Engenharia da Marcopolo.
“O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias que ficou intacto. Esse resultado é importante porque garante, ao mesmo tempo, o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador”, explica.
De acordo com o executivo, a engenharia da Marcopolo trabalhou no desenvolvimento, através da simulação computacional, de uma estrutura da parte traseira do Attivi Integral que fosse resistente a impactos traseiros sem que a sua deformação atingisse o conjunto de baterias.
Marcopolo Attivi Integral
O ônibus 100% elétrico Attivi Integral é um modelo que conta com a aplicação da tecnologia nacional, o conhecimento da engenharia brasileira e a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo, reproduzindo a segurança e confiabilidade. O modelo pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).
Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.
Ficha Técnica Attivi
• Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
• Capacidade – até 82 passageiros
• Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
• Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2
• Motor de tração Central com potência de 350 kW e torque de 3.300 Nm
• Capacidade do Eixo Dianteiro – 7,6 mil kg
• Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
• Comprimento – até 13 m
• Largura – 2,55 m
• Freios a disco com ABS/EBD (Door Brake)
• Direção eletro-hidráulica
• Suspensão pneumática
Fonte: Secco Consultoria de Comunicação