A Marelli, uma das principais fornecedoras globais de automóveis, expande sua gama de tecnologias de gerenciamento de baterias para veículos elétricos com um novo sistema de gerenciamento de baterias sem fio (wBMS) de última geração. Essa tecnologia elimina a conexão física através de cabeamento elétrico normalmente necessária em outras arquiteturas do Battery Management System (BMS), ou Sistema de Gerenciamento da Bateria, e permite maior flexibilidade, maior eficiência e maior confiabilidade, além da redução dos custos, aspectos cruciais em veículos elétricos. A Marelli está disponibilizando a solução a partir do segundo trimestre de 2022 com o objetivo de equipar lançamentos de clientes em 2024.
A solução elimina a necessidade de conexão “daisy-chain” – configuração tipo “margarida” – graças à tecnologia sem fio que permite a comunicação entre baterias e unidade de controle. Em comparação com as soluções anteriores, que utilizam cabos elétricos, o wBMS desenvolvido pela empresa reduz a necessidade de fiação em 90% e simplifica a construção e instalação da célula de bateria. Em particular, o wBMS reduz a complexidade na montagem e proporciona mais flexibilidade no posicionamento dos módulos de bateria.
A remoção dos conectores permite diminuição do peso e, consequentemente, maior eficiência energética, aumentando a autonomia do veículo com a mesma carga. Ao liberar espaço para o pack de baterias, a nova solução permite também a utilização de baterias maiores, garantindo maior versatilidade, escalabilidade e otimização: nas condições certas, baterias maiores traduzem-se em melhor desempenho em termos de potência, permitindo um aumento significativo da autonomia do veículo.
“O sistema sem fio BMS representa um ponto de inflexão para a indústria automotiva, pois elimina a necessidade de cabos, conectores e fiação típicos dos sistemas tradicionais de gerenciamento de bateria” – disse Razvan Panati, chefe da Power Electronics Technology da divisão de Eletrificação Automotiva da Marelli. “O sistema BMS sem fio e o sistema BMS com fio da Marelli foram desenvolvidos com arquiteturas básicas idênticas, porém suportadas por dois modos de comunicação e interfaces diferentes. Nossa tecnologia pode, assim, ser aplicada a várias plataformas de veículos com modificações mínimas; essa flexibilidade garante uma redução importante nos custos de engenharia e permite que a Marelli disponibilize essa tecnologia de ponta para o mercado de massa”.
O sistema wBMS da Marelli pode ser fornecido com um aplicativo de software altamente sofisticado que usa algoritmos avançados baseados na técnica patenteada “Sensor Fusion”: esses algoritmos estimam diferentes parâmetros fundamentais de cada célula de bateria, incluindo o estado de carga, o estado de saúde e o status de energia, para garantir um cálculo mais preciso do estado geral da bateria e, consequentemente, informar adequadamente os demais componentes de propulsão.
O desenvolvimento de um sistema avançado de gerenciamento de bateria é fundamental no projeto de veículos elétricos por tratar-se de um componente vital na complexa arquitetura dos sistemas de gerenciamento de energia desse tipo de veículo. O BMS representa o “cérebro” da bateria: gerencia a energia armazenada e a capacidade da bateria para fornecer energia a outros sistemas do veículo, controla e fornece informações sobre as condições de funcionamento e o estado da bateria e monitora, otimiza e protege a própria bateria.
Para além dessa nova solução wireless, a Marelli possui experiência consolidada no desenvolvimento de arquiteturas BMS integradas e distribuídas. Essas soluções fazem parte do portfólio modular de gerenciamento de energia de veículos da Marelli, que inclui uma seleção completa de componentes e subsistemas individuais, bem como soluções para sistemas completos e integrados de gerenciamento de energia de veículos. Juntamente com a experiência comprovada em propulsão elétrica e design térmico, as capacidades em termos de gerenciamento de bateria contribuem para a abordagem integrada da Marelli, destinada a garantir soluções flexíveis e personalizáveis para controlar, gerenciar e otimizar o balanço de energia em veículos elétricos.