O MBCB – Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil manifesta o seu apoio às políticas públicas do Governo Brasileiro que objetivam a descarbonização da mobilidade, conciliando sustentabilidade ambiental, social e econômica.
A sanção do Programa Mobilidade Verde (Mover) pelo Presidente da República, aprovada por ampla maioria no Congresso Nacional, é mais um exemplo do trabalho harmonioso do Estado brasileiro em conjunto com os poderes Executivo e Legislativo, o qual busca regras regulatórias que tendem a impulsionar a economia brasileira e promover a criação de empregos, geração de renda e impostos para o País.
Nesse sentido, é essencial reconhecer o brilhante trabalho conduzido pelo MDIC, que desenvolveu e propôs o Mover, o qual se baseia no princípio de neutralidade tecnológica que incentiva e, portanto, não privilegia nenhuma tecnologia. Tem o objetivo de que o Brasil alcance a melhor solução para diminuir as emissões de carbono dos transportes e ao mesmo tempo, apoia o desenvolvimento da indústria local.
Outra inovação é a de que o Mover é baseado na Avaliação do Ciclo de Vida, quando considera não só as emissões no próprio veículo, mas também as relativas à energia utilizada (em qualquer das suas formas), bem como o processo de fabricação e de descarte. Trata-se da metodologia mais avançada que existe, o que coloca o Brasil à frente nesse tema. Dessa maneira, deve-se levar em conta as etapas fabris do veículo e do combustível – sendo fóssil, biocombustível ou a bateria, e do seu descarte, além do cálculo de emissões em todo o processo do transporte, incluindo a exportação a partir de sua origem.
Dentro desse princípio, cabe ao MBCB ressaltar que declarações que apontam que “carros 100% elétricos não emitem gases de efeito estufa”, ignoram ou pretendem levar a erro o consumidor e as autoridades. É evidente e notório que um veículo 100% elétrico fabricado fora do Brasil utilize em sua produção energia majoritariamente não renovável, o que aumenta substancialmente as suas emissões. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, a China (maior fabricante global de veículos elétricos) possui matriz energética de aproximadamente 90% de origem fóssil, sendo o carvão mineral ao redor de 60% de sua energia.
Para o MBCB, o futuro da descarbonização da mobilidade passa por definição das rotas tecnológicas mais adequadas, levando em consideração a realidade e características de cada país. Nesse sentido, as decisões que vêm sendo tomadas pelo Governo Brasileiro refletem exatamente isso.