As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil apresentaram um ótimo desempenho, com aumento de 77% com relação a 2020, em um mercado geral que praticamente andou de lado no total das vendas.
No total, segundo dados da Anfavea, foram vendidos 34990 veículos leves eletrificados, sendo 95% do tipo Híbrido ou Híbrido Plug In. Isso significa 1,8% das vendas totais no período.
Embora seja um aumento expressivo, quando comparamos com outros países e com a média global ficamos bem abaixo, em % de eletrificados, mostrando um descompasso em relação à evolução tecnológica nos principais mercados.
O gráfico acima apresenta a fatia de vendas de veículos eletrificados de alguns países e a média global (fonte LMC Automotive). Todos esses países citados possuem uma estratégia bem definida de suas respectivas políticas de mobilidade, algo em que ainda estamos patinando. Só para citar um exemplo, a Índia acaba de divulgar um plano estratégico para a eletromobilidade que inclui investimentos para a produção local de veículos e componentes estratégicos, entre eles a produção local de baterias.
A LMC Automotive, a partir do último trimestre de 2021 passou a incluir o Brasil e a Argentina em suas previsões oficiais de longo prazo de tecnologias de propulsão. A estimativa para 2022 é de mais crescimento nesse segmento, atingindo-se vendas na ordem de 60 mil unidades. Há vários modelos novos de veículos eletrificados programados para lançamento neste ano.
A Carcon Automotive acompanha de perto a evolução desse mercado no Brasil e em todas as regiões do globo juntamente com sua parceira global a LMC Automotive.