Há 25 anos, a Mercedes-Benz iniciou uma nova trajetória com o Actros – especificamente desenvolvido para transporte de longa distância e serviços de distribuição. “Há um quarto de século, o Actros é o carro-chefe do nosso portfólio de produtos”, afirma Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. Em todo o mundo, mais de 1,4 milhão de caminhões foram vendidos desta série.
Desde 1996, cada geração do Actros é pioneira em termos de segurança, consumo otimizado de combustível, conectividade e conforto. O Actros 1 trouxe o sistema eletrônico de frenagem (EBS) totalmente automatizado, o barramento CAN e a cabina Megaspace com piso plano. No Actros 2, os destaques foram o piloto automático adaptativo, o Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), o Lane Keeping Assist (sensor de faixa de rolagem) e a transmissão automatizada Mercedes Powershift.
O Actros 3 contava com o sensor de luz e de chuva e as novas gerações do Active Brake Assist e do Powershift. Já o Actros 4 definiu novos padrões com a geração de motores Euro 6, o sistema de piloto automático com controle preditivo do trem de força (Predictive Powertrain Control), transmissão Powershift aprimorada e os sistemas Active Brake Assist 4 com detecção de pedestres e o Side Guard Assist (assistente de ponto cego).
Disponível desde 2018, o Actros 5, apresentou o Active Drive Assist – ADA (Assistente Ativo de Condução), primeiro sistema de assistência do mundo para condução semiautônoma (Nível 2) que entrou em produção em série, entre tantas outras inovações.
Desde junho de 2021, o Actros de última geração oferece o Active Drive Assist (ADA 2) de segunda geração como opcional. A função de Assistência à Parada Emergencial incluída nele consegue dar início a uma parada emergencial se o motorista não estiver mais controlando o volante de direção, apesar de ter recebido avisos visuais e sonoros. Além disso, há o Active Sideguard Assist, sistema de assistência em curvas. O destaque da última geração é o Actros L, lançado este ano, que inclui melhor isolamento acústico da cabina, espaço confortável e uma posição ainda melhor para o motorista.
eActros – nova era da eletromobilidade – O eActros é o primeiro caminhão elétrico de produção em série com a estrela de três pontas para distribuição de carga pesada, modelo apresentado mundialmente no final de junho de 2021.
Em seu coração tecnológico está a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas velocidades. O acionamento elétrico silencioso e livre de emissões significa que o caminhão também pode ser usado para entregas noturnas e está apto a entrar no interior de cidades que têm restrição à circulação de veículos a diesel. O eActros é um claro compromisso da Mercedes-Benz Trucks com o transporte rodoviário livre de emissões locais de CO2.