Mercedes-Benz do Brasil registra alta exponencial das exportações de caminhões e ônibus para a América Latina

• Exportações de caminhões alcançam expressivo salto de 700% de crescimento em volume no primeiro semestre de 2021, com 1.482 unidades enviadas para clientes da América Latina • 408 ônibus foram embarcados entre janeiro e junho deste ano para países dessa região, o que significa um incremento de 84% sobre o mesmo período do ano passado • Mercedes-Benz do Brasil alcança o marco histórico de 60 anos de exportação de veículos comerciais • Centro Regional Daimler América Latina, baseado na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, faz a ponte com distribuidores e clientes de mais de 30 países da região

/
5 minutos de leitura

Tradicional exportadora de veículos comerciais brasileiros, a Mercedes-Benz registrou expressivo crescimento dos embarques de caminhões e ônibus no primeiro semestre de 2021. O resultado foi impulsionado pela recuperação dos mercados latinos-americanos, que começam a retomar suas atividades econômicas, desacelaradas por conta dos efeitos da pandemia da COVID-19.

Com isso, a Mercedes-Benz do Brasil quase quadruplicou suas exportações de caminhões e ônibus para a América Latina, indo de 406 unidades no primeiro semestre do ano passado para 1.890 unidades em 2021, ou seja, 365% de crescimento na comparação com o mesmo semestre do ano passado.

No segmento de caminhões, foram 1.482 caminhões enviados para clientes da América Latina, cerca de 700% a mais na comparação com as 184 unidades do mesmo período de 2020.

“Isso é reflexo de uma recuperação muito forte em países como Chile, Peru e Colômbia, devido à alta de preço das commodities no mercado internacional, o que traz muitas vantagens para o agronegócio e a mineração”, explica Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, unidade localizada junto à fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

“No caso do segmento de ônibus, os efeitos da pandemia, como a redução no número de passageiros, tornam a retomada da normalidade do mercado mais lenta”, diz Jens. “Mesmo assim, registramos um incremento de 84% nas nossas exportações de ônibus, com 408 unidades vendidas no primeiro semestre de 2021, frente a 222 unidades de igual período do ano passado. Assim como no Brasil, o setor de fretamento também teve papel importante nas vendas de ônibus na América Latina”.

60 anos de exportações

Em 2021, a Mercedes-Benz do Brasil alcança o marco histórico de 60 anos de exportações de veículos comerciais produzidos em sua fábrica de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo. O primeiro lote, de 550 ônibus O 321 H, foi destinado à vizinha Argentina. Desde então, a Empresa atende não só a América Latina, como importantes mercados em outros continentes.

Centro Regional responde pelas marcas da Daimler na América Latina

O Centro Regional América Latina foi criado com o propósito de expandir e desenvolver as marcas de veículos comerciais do Grupo Daimler na região. A unidade disponibiliza serviço de vendas e de pós-venda totalmente dedicado e exclusivo, oferecendo a clientes de mais de 30 países soluções inteligentes para o transporte de cargas e de passageiros por meio de inovação e tecnologia.

Visando a satisfação dos clientes, os distribuidores e parceiros de negócios da Daimler e da Mercedes-Benz do Brasil contam com assessoria da área de Desenvolvimento de Rede, que busca sempre padronizar os serviços, garantindo o posicionamento das marcas e a entrega eficaz dos produtos e serviços.

Chile, Peru, Colômbia, Equador, República Dominicana e El Salvador são, atualmente, os principais mercados cobertos pelo Centro Regional América Latina. O destino mais antigo das exportações da Mercedes-Benz do Brasil é a Argentina, relação hoje administrada pela área de mercados Overseas.

O Centro Regional América Latina é responsável por triangular as relações, demandas e necessidades de cada mercado junto à Mercedes-Benz do Brasil e aos escritórios centrais da Daimler Truck & Buses na Alemanha, Estados Unidos, Japão e Índia. Ele representa caminhões Mercedes-Benz fabricados no Brasil e na Alemanha, modelos da Freightliner dos EUA e México, Western Star dos EUA e caminhões FUSO produzidos no Japão e na Índia. Do mesmo modo, representa os chassis de ônibus produzidos no Brasil e em outras unidades da Daimler.

Para se ter uma ideia, também neste primeiro semestre, foram entregues na América Latina outras 3.425 unidades de caminhões e ônibus exportadas da Alemanha, Estados Unidos, Japão e Índia, das marcas Mercedes-Benz, Freightliner e FUSO.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Nakata destaca procedimentos para troca dos amortecedores

Próximo

Sancionada lei que dispensa Certidão de Negativa de Débitos para obtenção e/ou renegociação de crédito

Pular para o conteúdo