- Iniciativa busca encontrar no mercado startups com soluções disruptivas que proporcionem maior eficiência operacional e que melhorem a experiência dos clientes
- O programa tem como objetivo selecionar startups, que terão mentorias com executivos da Mercedes-Benz e o apoio da Liga Ventures
- Mercedes-Benz é a empresa do setor automobilístico que mais acelera startups no Brasil
Empresa do setor automobilístico que mais acelera startups no Brasil, a Mercedes-Benz, em mais uma parceria com a Liga Ventures, plataforma que transforma inovação aberta em resultado real, lança um programa exclusivo com temas relacionados ao ecossistema da mobilidade. A maior fabricante de veículos comerciais do Brasil, líder nas vendas de caminhões há cinco anos consecutivos e líder histórica nas vendas de ônibus, convida empreendedores para virem juntos nesta jornada.
“Nós somos parceiros da Liga Ventures desde que ela foi criada, há pouco mais de cinco anos, e temos participado frequentemente de suas ações e iniciativas. Agora, estamos lançando, em conjunto, um programa exclusivo para nossa Empresa, que irá selecionar startups e acelerar soluções com o apoio de mentorias de executivos da Empresa e especialistas em mercado da Liga Ventures”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Com parcerias como essa, a Mercedes-Benz visa encontrar no mercado soluções inovadoras, assertivas e que tragam resultados para os clientes da marca e suas operações.
“Nós somos a fabricante de caminhões e ônibus que mais inova no Brasil. Aqui na Empresa, buscamos permanentemente novas formas de fazer negócios, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros para atender às atuais e futuras demandas dos clientes, o que é o caso das startups”, destaca Roberto Leoncini. “Estamos abertos às inovações, próximos de quem nos traga sua expertise e agregue valor aos nossos processos, sabendo que esse compromisso gera melhorias no transporte, mobilidade, qualidade de vida e segurança das pessoas, sustentabilidade ambiental e à sociedade como um todo. Enfim, trabalhamos sempre com foco no ecossistema do transporte responsável e criamos uma plataforma online para que todos possam se conectar a nós: www.movemosomundo.com.vc. Afinal, a Mercedes-Benz trabalha para todos que movem o mundo”.
Entre os exemplos já em prática de parceria com startups estão o caminhão com sistema de condução autônoma de Nível 2 na colheita da cana-de-açúcar desenvolvido com a Grunner; a Fazenda Urbana da BeGreen, montada dentro da própria fábrica em São Bernardo do Campo (SP); o Showroom Virtual Star Online, criado em conjunto com a Mobiauto, primeira plataforma digital online do mercado para vendas de veículos comerciais, peças e serviços; e várias outras atuando em diferentes processos.
Sobre o programa exclusivo para a Mercedes-Benz
Vertente da plataforma Movemos o Mundo com Você, o programa exclusivo de aceleração de startups, desenvolvido pela Liga Ventures para a Mercedes-Benz, abre chamada aos interessados em 22 de abril, com as inscrições podendo ser feitas até o próximo dia 23 de maio pelo site movemosomundocomvc.liga.ventures.
Com duração de quatro meses, esse programa de aceleração busca identificar e apoiar startups que utilizem a tecnologia e a criatividade para gerar inovações ligadas a Customer Experience, Eficiência e Sustentabilidade para Mobilidade, Integração do Processo Logístico, Novos Negócios Além dos Veículos Comerciais, Oficina do Futuro e Plataforma de Serviços e Digitalização do Setor Automotivo.
De acordo com Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures, poder auxiliar novamente a Mercedes-Benz nesse projeto é extremamente importante e vai ao encontro do nosso principal propósito, de conectar e gerar novos negócios entre empresas e startups. “Acreditamos que existem muitas startups maduras e com soluções que têm sinergias com a Mercedes-Benz. Poder proporcionar essa interação, unir e fomentar ainda mais esse segmento é o nosso principal objetivo. Tenho certeza de que deste programa sairão boas novas ideias e parcerias”, comenta.
As mentorias exclusivas com os tomadores de decisão da Mercedes-Benz e de outros experts do mercado contribuem para o melhor desempenho das startups e, consequentemente, para o alcance dos resultados esperados e para o sucesso dessa iniciativa.
“Sozinhos não vamos a lugar nenhum. Enquanto internamente nossos colaboradores seguem buscando sempre novas soluções a cada dia para os clientes da marca, bem como para o mercado e todo o ecossistema de transporte, também olhamos com atenção para o que se produz do lado de fora”, ressalta Roberto Leoncini. “Nesse sentido, as startups nos trazem ideias e projetos interessantes, criativos, eficazes e de rápida aplicação, com uma perspectiva de visão diferente e que pode agregar muito a nossos produtos, serviços e negócios”.
Ainda de acordo com Roberto Leoncini: “Temos que nos questionar a cada dia, pensar fora da caixa, trazer novas ideias, sempre pensando na Empresa, nos clientes, nas demandas do mercado, na realidade e nas tendências do transporte, visando oferecer soluções para hoje e para o futuro. Esse espírito de inovação e pioneirismo faz parte do DNA da marca Mercedes-Benz”.
Sobre a parceria da Mercedes-Benz com a Liga Ventures
Em seus cinco anos de atividades, a Liga Ventures já conta com mais de 50 corporações participantes, com mais de 250 startups aceleradas em mais de 50 ciclos de aceleração.
A participação da Mercedes-Benz ganha evidência nas atividades do Liga AutoTech, programa de aceleração que visa o desenvolvimento de negócios com startups, em conjunto com grandes empresas do setor automobilístico e de transporte e logística. Como principais resultados dos ciclos de aceleração, a Mercedes-Benz criou ações com parceiros como a Quattro, Novidá, JettaCargo, GAV, DriveOn, Membran-i, Evoy, entre outras.