Espaço prepara profissionais com padrões globais e estrutura moderna
Com o fim das operações em Campinas (SP), onde a Mercedes-Benz concentrava logística, distribuição de peças – agora terceirizadas – e um espaço de capacitação, a empresa deu um novo passo. Desde janeiro, opera em Atibaia (SP) um Centro de Treinamento que se destaca como um diferencial para as concessionárias exibirem a excelência na formação de suas equipes.
O novo local impressiona pela estrutura moderna e pelo foco no aprendizado, seguindo os padrões globais definidos pela matriz alemã. Conta com instrutores certificados internacionalmente, garantindo serviços de atendimento alinhados às exigências da marca. O espaço atende às 180 concessionárias da rede no Brasil, além de representantes das Américas do Sul e Central, alguns países internacionais e clientes frotistas.
“Criamos uma estrutura que abrange todas as áreas da Mercedes-Benz: caminhões, ônibus e serviços. Temos oficinas completas para aulas teóricas e práticas sobre veículos e componentes como eixos e transmissões”, explica Sandro Onofre, gerente sênior de Desenvolvimento da Rede de Concessionários Caminhões e Ônibus & Treinamentos da Mercedes-Benz do Brasil.
Embora o centro seja recente, a tradição de treinamento da marca no país já soma 43 anos. Com cerca de 600 cursos oferecidos, o programa está em constante evolução, especialmente com a chegada da mobilidade elétrica. “Mais do que uma oficina, é uma escola para mecânicos, motoristas, vendedores e gestores da rede”, define Onofre.
Ao longo de sua história, o programa de formação registrou mais de 4.600 participações, com 8.900 apenas no último ano, e a expectativa é atingir 10.000 em 2025. “Atualmente, todos os treinamentos são híbridos, com aulas on-line em uma plataforma própria, seguidas por etapas presenciais.”
Onofre destaca ainda o uso de tecnologias como chatbot, realidade aumentada e inteligência artificial nos cursos, além de parcerias com entidades do setor de transporte. “Até o meio do ano, teremos um simulador de direção no centro, graças à colaboração com o Sest Senat.”